BACEN divulga Informe STR que destaca formação de Grupo para interagir com o Subcomitê Consultivo do Mercado. Associadas podem indicar a ANCORD para representá-las. Confira

O BACEN divulgou hoje o informe STR abaixo. Caso pretenda indicar a ANCORD para representá-la no grupo que irá interagir com o Subcomitê Consultivo do Mercado, basta mandar um e-mail str@ancord.org.br até o dia 26 de agosto de 2022 e aguardar o envio de orientações.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail juridico@ancord.org.br

INFORME STR – BACEN

A partir da publicação da portaria nº 111.054, de 28 de julho de 2021, o Banco Central tem trabalhado para promover mecanismos e fluxos que fortaleçam a capacidade do Mercado Financeiro de responder a eventuais crises que impactem as operações do Sistema Financeiro Nacional. Dentre as iniciativas, está a criação do Subcomitê Consultivo do Mercado, um órgão que representa os participantes do Sistema de Transferência de Reservas (STR).

O colegiado reúne associações representativas de instituições e Infraestruturas do Mercado Financeiro com o objetivo de atuar como elo entre os participantes do STR e o Banco Central em situações de crise. O subcomitê, portanto, é uma oportunidade para que os participantes do sistema colaborem ativamente na gestão de eventos críticos, uma antiga demanda do ecossistema financeiro.

Esse novo fluxo não substituirá as estruturas de comunicação já estabelecidas entre STR e participantes, mas ampliará os canais de contato, tanto em nível operacional quanto estratégico, para a tomada de decisão em eventos de crise. Embora facultativa, a participação configura-se uma importante oportunidade para o aprimoramento de respostas às crises e medidas mitigatórias, além de dar maior transparência à gestão de eventos críticos.

Para integrar o grupo que irá interagir com o Subcomitê Consultivo do Mercado, o participante deve optar por uma associação representante na listagem abaixo, enviar sua solicitação através do e-mail correspondente, e aguardar o envio de orientações. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a associação que o representará.

Por gentileza, entre em contato com a associação que o representará no Subcomitê Consultivo de Mercado até o dia 26 de agosto de 2022.

Associações integrantes do Subcomitê:

ABBC – Associação Brasileira de Bancos
mmiguel@abbc.org.br

ABBI– Associação Brasileira de Bancos Internacionais
nilton.gratao@abbi.com.br
junior@brokerbrasilcambio.com.br

ABRACAM – Associação Brasileira de Câmbio
jvarandabr@gmail.com

ABSCM – Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito
abscm@abscm.com.br

ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento
presidente@acrefi.org.br

ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais
tatiana.itikawa@anbima.com.br

ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias
str@ancord.org.br

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
grupo.crisestr@febraban.org.br

OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras
relacoesinstitucionais@ocb.coop.br

Zetta
laura@vmca.adv.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BACEN e CMN alteram Resolução sobre Open Finance. Confira !!!

O Banco Central publicou a resolução Conjunta nº 4, de 24/03/22, do CMN e BC, que altera a Resolução Conjunta nº 1, de 4 de maio de 2020, para dispor sobre o Open Finance: Confira a íntegra no link abaixo https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20Conjunta&numero=4