Certificação PQO

O Programa de Certificação de Profissionais da B3, tem como objetivo atestar o conhecimento dos profissionais que atuam em diversas áreas nos mercados administrados pela B3.

Qualquer profissional ou demais interessados podem obter Certificações do PQO, independentemente de vínculo com um participante da B3.

A escolha da certificação deve ser baseada na área de conhecimento e nas atividades desempenhadas pelo profissional conforme descrições estabelecidas no Manual de Certificação de Profissionais.

Exame

A ANCORD tem a parceria da FGV para a aplicação dos Exames de Certificação no segmento financeiro.

Os profissionais poderão realizar as provas, em ambiente eletrônico, distribuídos em mais de 300 centros de testes espalhados em todo o território nacional. As provas são diárias.

Critérios Exigidos para a Certificação

Os exames continuam com os mesmos critérios exigidos anteriormente pela B3 Educação, sendo:

a) uma prova de 60 questões,
b) com duração de 3 horas e
c) mínimo de acerto de 60%

IMPORTANTE: A Certificação de Cadastro de Cliente tem uma metodologia diferente das outras. Clique aqui e saiba mais sobre ela. 

 

Critérios Exigidos para a Recertificação

Os exames continuam com os mesmos critérios exigidos anteriormente pela B3 Educação, sendo:

a) uma prova de 30 questões,
b) com duração de 3 horas e
c) mínimo de acerto de 60%

Atenção ! O  Exame de Recertificação só é válido para os profissionais com Certificação ativa na mesma Área de Conhecimento. 

 

Resultado Preliminar

Ao final da prova, o candidato terá acesso ao Resultado Preliminar. Após a conclusão da prova realizada nos Centros de Estudo da FGV, o participante poderá apresentar um recurso em até 60 minutos.

Essa regra não é válida para a Certificação PQO – Cadastro de Cliente, por ter uma metodologia diferente para obter o Certificado. Clique aqui para a Certificação PQO – Cadastro de Cliente

Clique no ícone da ÁREA DE CONHECIMENTO e faça sua Inscrição

Áreas do conhecimento:

ATENÇÃO!

A escolha da área de conhecimento deve basear-se nas atividades desempenhadas pelo profissional. Você encontra mais detalhes das atividades desempenhadas por cada área no Manual de Certificação.

Guia de Estudo

Com o objetivo de oferecer ferramentas que ajudem o profissional a se preparar para a prova de certificação, a B3 oferece gratuitamente um Guia de Estudo, dividido pelos tópicos que são abordados nas provas. Ao final deste guia você encontra um quadro de orientações com os capítulos que devem ser estudados para cada tipo de prova e área de conhecimento.