BC planeja modernizar processos administrativos

O Banco Central (BC) deve concluir em dezembro projeto para modernizar o fluxo dos processos administrativos sancionadores instaurados pela instituição. O tema foi recentemente discutido em evento que contou com a presença de servidores do BC e representantes de outras instituições.

“No que diz respeito à digitalização dos processos administrativos sancionadores, o BC está ligeiramente atrasado em comparação com outros órgãos públicos”, afirmou o chefe do Departamento de Controle e Análise de Processos Administrativos Punitivos (Decap), Cláudio Jaloretto.

O Decap tem atualmente 4.938 processos administrativos sancionadores em curso. Em 2016, a unidade analisou e decidiu sobre 1.133 processos. De janeiro de 2017 até agora, 1.491 peças já foram analisadas.

Na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a modernização dos fluxos de trabalho começou em 2013, quando a entidade adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “A partir de dezembro de 2016, todos os processos passaram a ser criados eletronicamente, exceto em situações extremas, como queda do sistema”, contou Elizabeth Messias Feitosa, chefe da Seção de Documentação da autarquia.

O SEI também é utilizado pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), que, antes de adotar o software, gastava em média três anos e cinco meses para julgar cada processo – e mais 16 meses para finalizar os trâmites processuais. Após a implementação do software em 2014, esses prazos caíram drasticamente: o tempo médio de tramitação processual está atualmente em um ano e dez meses e a finalização de trâmites processuais é realizada em três meses.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC lança laboratório de inovação para desenvolver soluções financeiras tecnológicas

Na semana passada, o Banco Central lançou o Lift – Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, um ambiente virtual colaborativo com o universo acadêmico, o mercado, empresas de tecnologia e fintechs, destinado ao desenvolvimento de novidades tecnológicas, à troca de conhecimentos e à avaliação dos resultados dos experimentos. A iniciativa, realizada em parceria com a […]

BM&FBOVESPA é a primeira bolsa a aderir ao consórcio R3

A Bolsa aderiu à iniciativa colaborativa lançada pela empresa de inovação financeira R3 para projetar soluções inspiradas na tecnologia de registro distribuído e descentralizado (distributed ledger technology – DLT) aplicáveis aos mercados financeiros globais. A ação faz parte da estratégia da companhia de apoiar projetos transformadores com foco no aprimoramento da infraestrutura de negócios, buscando […]

B3 lança Serviço de Dados Históricos para Participantes

Na semana passada, a B3 lançou o Serviço de Dados Históricos para Participantes, que compreende o acesso a dados históricos detalhados de pós-negociação relativos a operações realizadas em nome próprio e em nome de seus respectivos clientes desde 1997, além do armazenamento desses dados. O serviço facilita o acesso a tais informações e otimiza custos […]