CVM lança Campanha de Conscientização contra Golpes Financeiros.

Segundo Pesquisa sobre Fraudes Financeiras realizada pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas (CECOP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM, o público que cai em golpes financeiros é composto, em geral, por homens (91%), com idade entre 30 e 39 anos (36,5%) com renda familiar mensal entre 2 e 5 salários-mínimos (23%) e com pós-graduação (38%).

Os resultados ainda apontam que quem não caiu em golpes possui um portfólio mais refinado e diversificado de investimento e investe mais em ações, fundos de investimento, FII, previdência privada, CDB, LCI/LCA. Em contrapartida, as vítimas investiam mais, proporcionalmente, em poupança, criptomoedas e start-ups. Da mesma forma, muitas pessoas que caíram em golpes não possuíam investimentos financeiros.

Em relação aos meios de divulgação, o relatório mostrou que as fraudes acontecem com mais frequência pelo WhatsApp (27,5%), seguido do “boca-a-boca” pessoalmente (19,7%), além de outras mídias sociais.

Também é importante salientar que, em 2021, foram instaurados 163 processos relativos ao chamado mercado marginal, que engloba, por exemplo, reclamações a respeito de ofertas e atuações irregulares – em sua maioria, sem registros na CVM.

Preocupada com esse cenário, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou a campanha “Se Liga na Cilada” (#seliganacilada).

A iniciativa, que conta com a parceria da B3, busca alertar o público sobre ofertas de investimento que parecem atraentes, mas que na verdade são golpes.

É importante ressaltar que a ANCORD também já vem promovendo, desde maio, a Campanha ”Invista com Segurança”, que procura conscientizar o público quanto à importância de sempre contar com Corretoras e Distribuidoras autorizadas a operar pelos órgãos reguladores e autorreguladores.

Confira abaixo o primeiro tema da série:

“Pirâmides Financeiras”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=QCud3Mc4YWI&t=7s

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM lança nova plataforma para envio de documentos de Fundos 555

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lança hoje, 10/8/2020, uma nova plataforma para envio do Informe Diário dos fundos de investimento regulados pela Instrução CVM 555. “O formato até então utilizado exige muitas interações manuais, que podem gerar algumas inconsistências. A nova plataforma estabelece uma interação mais moderna, M2M (machine to machine), entre administradores de […]