Instituições financeiras deverão elaborar plano de recuperação para cenários de estresse

O Conselho Monetário Nacional (CMM) divulgou, no dia 30 de junho, uma nova norma que estabelece requisitos mínimos na elaboração e execução dos planos de recuperação por instituições financeiras importantes. O objetivo da norma é fazer com que as instituições financeiras se preparem melhor para cenários de estresse.

A resolução faz parte das ações do Banco Central para se adequar aos padrões de supervisão e monitoramento estabelecidos pelo Comitê de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês).

Até o final de 2017, as instituições deverão elaborar planos de recuperação que detalhem suas atividades principais, isto é, as funções que, se descontinuadas, poderiam ameaçar a estabilidade financeira e a economia real ou a viabilidade da própria instituição. O plano também deve contar com a descrição das estratégias possíveis para os processos de recuperação e os mecanismos de governança associados a sua execução.

O objetivo da aprovação da regulamentação é que o processo de preparação para situações de estresse se transforme em uma ferramenta importante no planejamento e gerenciamento das instituições financeiras.

Saiba Mais

>> Leia a notícia na íntegra no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsa inicia negociação de novos BDRs

No dia 27 de julho, a BM&FBOVESPA iniciou a negociação de 16 novos programas de Brazilian Depositary Receipts Não Patrocinados Nível I (BDR NP), valores mobiliários que têm como lastro ações de companhias estrangeiras. Com isto, o portfólio da Bolsa agora conta com 122 programas lastreados em empresas estrangeiras. No primeiro semestre, os BDRs atingiram […]

Cetip anuncia resultados relativos ao 3T16

A Cetip divulgou seus resultados relativos ao terceiro trimestre de 2016. O EBITDA ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 230,3 milhões, 12,8% maior que no terceiro trimestre do ano passado. Nos 9M16, o EBITDA ajustado atingiu R$ 676,6 milhões, 15,5% maior que nos 9M15, com margem de 71,1%. Já o […]