Instituições financeiras deverão elaborar plano de recuperação para cenários de estresse

O Conselho Monetário Nacional (CMM) divulgou, no dia 30 de junho, uma nova norma que estabelece requisitos mínimos na elaboração e execução dos planos de recuperação por instituições financeiras importantes. O objetivo da norma é fazer com que as instituições financeiras se preparem melhor para cenários de estresse.

A resolução faz parte das ações do Banco Central para se adequar aos padrões de supervisão e monitoramento estabelecidos pelo Comitê de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês).

Até o final de 2017, as instituições deverão elaborar planos de recuperação que detalhem suas atividades principais, isto é, as funções que, se descontinuadas, poderiam ameaçar a estabilidade financeira e a economia real ou a viabilidade da própria instituição. O plano também deve contar com a descrição das estratégias possíveis para os processos de recuperação e os mecanismos de governança associados a sua execução.

O objetivo da aprovação da regulamentação é que o processo de preparação para situações de estresse se transforme em uma ferramenta importante no planejamento e gerenciamento das instituições financeiras.

Saiba Mais

>> Leia a notícia na íntegra no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil recebe avaliação internacional positiva por avanços no campo da estabilidade financeira

O Financial Stability Board (FSB) divulgou, no dia 24 de abril, o relatório de avaliação do Brasil resultante do processo denominado “FSB Peer Review of Brazil” e destacou os progressos significativos no campo da estabilidade financeira feitos pelo país. O FSB, composto pelas principais economias do mundo, ressaltou o pioneirismo no trabalho conduzido pelo Banco […]