CVM lança estudo sobre risco cibernético nas atividades de administradores fiduciários e intermediários

O risco cibernético tem sido cada vez mais discutido no âmbito acadêmico, fóruns de reguladores internacionais de mercado de capitais e imprensa. Além da crescente preocupação decorrente dos processos cada vez mais automatizados no mercado de capitais e sua potencial característica de risco sistêmico, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou o estudo “Percepção de riscos cibernéticos nas atividades de administradores fiduciários e intermediários”.

O estudo analisa os resultados da pesquisa sobre percepção de riscos cibernéticos realizada junto aos participantes do mercado de capitais brasileiro. Entre as questões abordadas, destacam-se temas como:

  • Conclusões sobre processos mais sensíveis aos riscos cibernéticos inerentes aos regulados.
    Lacunas identificadas ao bom gerenciamento de riscos.
  • Visões sobre ameaças, priorização de componentes de governança e atuação do órgão regulador na mitigação de riscos cibernéticos.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site da CVM

>> Acesse a íntegra do estudo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Instituições financeiras deverão elaborar plano de recuperação para cenários de estresse

O Conselho Monetário Nacional (CMM) divulgou, no dia 30 de junho, uma nova norma que estabelece requisitos mínimos na elaboração e execução dos planos de recuperação por instituições financeiras importantes. O objetivo da norma é fazer com que as instituições financeiras se preparem melhor para cenários de estresse. A resolução faz parte das ações do […]

Nova versão do Manual de Procedimentos Operacionais da Câmara BM&FBOVESPA

Já entrou em vigor a nova versão do Manual de Procedimentos Operacionais da Câmara de Compensação e Liquidação da BM&FBOVESPA (Câmara BM&FBOVESPA). O documento (vigente desde 27/08/2018) apresenta as melhorias dos sistemas e processos da Câmara BM&FBOVESPA e traz as alterações a seguir: Capítulo 5 – Captura, alocação e repasse de operações (i) Alteração na subseção […]