Valorização da Bolsa melhora estrutura de capital das empresas de capital aberto em 2016

Estudo divulgado pela Economática mostrou que a valorização da Bovespa melhorou a estrutura de capital das empresas de capital aberto. Para isso, a instituição consolidou dados de 2002 até 2016. A estrutura de capital se refere à proporção de capital próprio e de terceiros que uma companhia usa para financiar suas operações.

Já o valor consolidado das empresas brasileiras foi calculado com a mediana da estrutura de capital de todas as empresas presentes em todas as datas da amostra. A valorização do Ibovespa e o consequente crescimento do valor de mercado das empresas em 2016 fez com que a mediana da estrutura de capital das empresas fosse de 43,2%, queda de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em 2015, o índice era de 51,2%, segundo maior valor desde 2002. Em 2007, a mediana do índice atingiu o menor valor da série com 18%.

Saiba Mais

>> Veja a análise completa no site da Economatica (PDF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsa apresenta ao CADE requisição de análise do ato de concentração decorrente da incorporação da Cetip

A Bolsa apresentou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) uma requisição de análise do ato de concentração decorrente da incorporação da Cetip pela BM&FBOVESPA. Segundo comunicado ao mercado divulgado no dia 29 de junho pela Bolsa, o referido requerimento será oportunamente disponibilizado pelo CADE em seu site, onde serão informados os andamentos posteriores para […]