Cetip assina acordo com S&P Global Platts para ampliar portfólio de indexadores de derivativos

A Cetip fechou uma parceria com a S&P Global Platts, fornecedor independente de informações e preços de referência do mercado de commodities em todo o mundo. O acordo possibilita que as instituições financeiras ofereçam a seus clientes contratos de derivativos de balcão que os protejam da oscilação futura dessas commodities.

Até então, para obter esse tipo de proteção, as empresas precisavam contar com estruturas no exterior para viabilizar esses contratos ou tinham que recorrer a operações de hedge com mercadorias semelhantes, mas não totalmente aderentes aos indexadores que melhor se adequariam ao que necessitavam.

A Cetip realiza o registro de todas as modalidades de derivativos de balcão existentes no país. No Brasil, os principais ativos subjacentes (indexadores) desses contratos são moedas, seguidos por juros. Os contratos de derivativos viabilizados pela câmara podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada empresa e a ampliação do portfólio de indexadores permite que esse trabalho seja realizado com ainda mais precisão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara BM&FBOVESPA passa a aceitar LCIs e LCAs em garantia

No dia 01/09/2017, a B3 divulgou Comunicado Externo informando que as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) tornaram-se elegíveis ao depósito de garantias da Câmara de Compensação e Liquidação da BM&FBOVESPA. Resultado de discussões realizadas no Comitê do Setor de Intermediação, a medida visa fomentar o mercado com a […]