Cetip assina acordo com S&P Global Platts para ampliar portfólio de indexadores de derivativos

A Cetip fechou uma parceria com a S&P Global Platts, fornecedor independente de informações e preços de referência do mercado de commodities em todo o mundo. O acordo possibilita que as instituições financeiras ofereçam a seus clientes contratos de derivativos de balcão que os protejam da oscilação futura dessas commodities.

Até então, para obter esse tipo de proteção, as empresas precisavam contar com estruturas no exterior para viabilizar esses contratos ou tinham que recorrer a operações de hedge com mercadorias semelhantes, mas não totalmente aderentes aos indexadores que melhor se adequariam ao que necessitavam.

A Cetip realiza o registro de todas as modalidades de derivativos de balcão existentes no país. No Brasil, os principais ativos subjacentes (indexadores) desses contratos são moedas, seguidos por juros. Os contratos de derivativos viabilizados pela câmara podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada empresa e a ampliação do portfólio de indexadores permite que esse trabalho seja realizado com ainda mais precisão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fundos 157: CVM divulga página para consulta

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou uma seção em seu site dedicada à consulta do Fundo 157. Criado pelo Decreto Lei nº 157, de 10.02.1967, o Fundo 157 era uma opção dada aos contribuintes de utilizar parte do imposto devido quando da Declaração do Imposto de Renda, em aquisição de quotas de fundos administrados […]

Acionistas aprovam fusão entre BM&FBovespa e Cetip

Os acionistas da Cetip e da BM&FBovespa aprovaram, no dia 20 de maio, a fusão das duas companhias. Divulgado em assembleia geral extraordinária (AGE), 72% dos investidores da empresa aceitaram a proposta de aquisição da Bolsa. Segundo a proposta, cada ação da Cetip deverá ser trocada por 0,8991 da ação ordinária da BM&FBovespa, mais uma […]