Rentabilidade nominal da poupança é a melhor desde 2006

Segundo estudo divulgado pela consultoria Economatica no dia 11 de janeiro, a rentabilidade nominal da poupança em 2016 foi de 8,30%, valor que não era registrado desde 2006 quando o poupador ganhou 8,40% nominalmente.

A rentabilidade anual da poupança cresceu pelo terceiro ano consecutivo: descontada a inflação (6,29%) medida pelo IPCA em 2016, o ganho real foi de 1,9%, demonstrando que o poupador aumentou seu poder aquisitivo. O resultado foi o melhor desde 2009, quando o poupador teve ganho de 2,63%. A título de comparação, em 2015, a poupança fez o poupador ter perda de poder aquisitivo.

A análise de seis aplicações mostrou que, em 2016, a melhor opção foi a BM&FBOVESPA, que rentabilizou ganho real de 30,72% descontada a inflação. Já a renda fixa representada pelo CDI ficou 7,25% acima da inflação. O pior resultado com valores ajustados pela inflação foi do Euro, que no período perdeu 23,89% de poder aquisitivo, seguido pelo dólar Ptax venda com -21,47% e o Ouro com -17,51%.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site da Economatica (PDF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BM&FBOVESPA apresenta resultados da Consulta Pública sobre evolução dos Segmentos Especiais

A BM&FBOVESPA apresentou os resultados consolidados da primeira etapa de discussão sobre a evolução dos Segmentos Especiais. A pesquisa foi respondida por investidores, companhias abertas, intermediários e agentes do mercado entre os dias 15 e 16 de março. Os resultados da primeira fase servirão para gerar novas discussões sobre o tema, além da proposta da […]

Revolução digital nos serviços financeiros norteia debates em Fórum de Cidadania Financeira

Na semana passada, aconteceu o III Fórum de Cidadania Financeira, evento que reuniu 700 pessoas para debater as oportunidades e riscos da digitalização para a cidadania financeira. Uma das constatações do encontro foi que as finanças digitais facilitam a intermediação financeira, mas é preciso que a população esteja preparada para interagir de forma segura nas […]