Presidente da ANCORD analisa desafios para retomada do mercado de capitais no Brasil

O presidente da ANCORD, Caio Weil Villares, participou de matéria publicada na Revista RI sobre os desafios para retomada do mercado de capitais no Brasil. Entre diversos temas analisados por diferentes profissionais consultados, a publicação ressalta a possibilidade da fase aguda da crise estar ficando para trás e a expectativa de recuperação da economia em 2017.

Na ocasião, Caio Villares analisou o mercado de capitais, destacando a reversão parcial de equívocos do passado recente que “machucaram” os investidores, a exemplo das medidas que prejudicaram o setor elétrico (antecipação de contratos e a contenção de reajustes ao consumidor final). “As empresas do setor elétrico eram a porta de entrada de investidores na bolsa, pois pagavam bons dividendos”, afirmou. Por fim o setor se reorganizou e os aumentos de tarifas acabaram acontecendo.

Além disto, o presidente da ANCORD também chamou a atenção para o cenário regulatório, considerando-o muito prudencial, restritivo e burocrático. Segundo Caio, devido às deficiências para supervisionar, foram criadas regras complexas e detalhadas que transferem as obrigações para o setor privado. “O excesso de regulação vem trazendo riscos desproporcionais ao atual estágio de desenvolvimento do mercado e ao patamar de receitas das atividades de intermediação”, alertou.

Saiba Mais

>> Leia a notícia completa na Revista RI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANCORD participa de matéria do Valor sobre o BacenJud

A advogada Renata Saifi, responsável pela área jurídica da ANCORD, deu entrevista ao jornal Valor Econômico, comentando a entrada de corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários e financeiras no sistema BacenJud (penhora online), prevista para o dia 10/11/2017. Segundo ela, poderá haver prorrogação do prazo de entrada em vigor do BacenJud, pois existem […]

ANCORD participa de almoço com Valor Econômico

01/03/2016 – O presidente da ANCORD, Caio Villares, se encontrou recentemente com o jornalista do Jornal Valor Econômico, Téo Takar. Na ocasião, Caio falou sobre as perspectivas para o mercado de capitais e as frentes de atuação da instituição, como as iniciativas visando a otimização e o aperfeiçoamento do ambiente regulatório.