CVM divulga emite Ofício Circular sobre comunicados publicados pelo GAFI/FATF

O Ofício-Circular n°1/2021, emitido em 05 de janeiro de 2021 pela CVM define o tratamento que deve ser dado aos comunicados publicados pelo GAFI/FATF.

Segundo o Ofício, o acompanhamento das listas do GAFI/FATF, contendo jurisdições que, na visão daquele organismo, possuem deficiências estratégicas na prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (“PLDFT”), é parte integrante dos requerimentos previstos na Instrução CVM nº 617/19.

Assim, a CVM reitera a importância da elaboração e implementação de controles internos pontuais voltados para o monitoramento dos sinais de alerta previstos na alínea “a” do inciso IV do art. 20 da Instrução CVM nº 617/19. 3.

Visando a geração de uma maior visibilidade para essas listas, e considerando a transversalidade que o assunto possuiu no mercado de valores mobiliários, a CVM registra que a partir de agora essas listas serão disseminadas para as pessoas obrigadas que atuam no mercado de capitais por meio do Informe CVM: Comunicação GAFI/FATF, e não mais por meio de Ofício Circular Conjunto SMISIN. 4.

Confira a íntegra do Ofício no link abaixo

Ofício Circular-01-SMI-CVM.pdf

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM lança nova plataforma para envio de documentos de Fundos 555

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lança hoje, 10/8/2020, uma nova plataforma para envio do Informe Diário dos fundos de investimento regulados pela Instrução CVM 555. “O formato até então utilizado exige muitas interações manuais, que podem gerar algumas inconsistências. A nova plataforma estabelece uma interação mais moderna, M2M (machine to machine), entre administradores de […]