CVM moderniza regras sobre mercados organizados e para melhorar execução de ordens de clientes

No dia 10/6, a CVM editou as Resoluções 133, 134 e 135. As alterações trazidas na 134 e 135 são frutos dos debates ocorridos na Audiência Pública SDM 09/2019.

Os principais objetivos são: a alteração redacional da Instrução CVM 461, acrescentando disposições sobre o funcionamento de mercados regulamentados de valores mobiliários, além da constituição, organização e funcionamento das entidades administradoras de mercado organizado, e alterar a Resolução 35 para dispor sobre o regime de melhor execução de ordens em contexto de concorrência entre ambientes de execução – “best execution”.

Destacamos a decisão da Audiência Pública em não impor uma autorregulação unificada. A CVM entendeu pela manutenção do modelo de autorregulação vigente, flexibilizando as formas de estruturação da autorregulação, podendo ser contratada associação de autorregulação ou ocorrer de forma conjunta.

A respeito das operações envolvendo grandes lotes, a norma passa a permitir a constituição de segmentos específicos para realização destas operações a serem cursadas em mercado de bolsa e balcão.

As alterações na Resolução 35, sobre melhor execução de ordens, orientam as corretoras a como agir no caso de haver mais de uma bolsa no país negociando os mesmos títulos.

Sobre a possibilidade de internalização de ordens, a CVM informou que irá discutir o assunto em estudos complementares, a fim de incorporar definitivamente no arcabouço regulamentar.

Por fim, a Resolução 133 foi ajustada pontualmente de acordo com o processo de revisão e consolidação da norma, não acarretando alterações de mérito.

Confira a íntegra da notícia:

https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/cvm-moderniza-regras-sobre-mercados-organizados-e-melhor-execucao-de-ordens-de-clientes

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM aceita pedido de reconsideração envolvendo questões relacionadas à distribuição de rendimentos de FIIs

Em 17/05/2022, a Comissão de Valores Mobiliários divulgou ata da reunião do Colegiado, na qual, por unanimidade, deu?provimento ao pedido de reconsideração envolvendo questões relacionadas à distribuição de rendimentos de fundo de investimento imobiliário, reconhecendo a existência de obscuridade e contradição na decisão de 21/12/2021, hipóteses previstas no art. 10 da Resolução CVM 46: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/decisao-do-colegiado-da-cvm-de-17-5-2022-pedido-de-reconsideracao-sobre-distribuicao-de-rendimentos-por-fundo-de-investimento-imobiliario  

CVM ajusta regras de emissores e de ofertas

CVM ajusta regras de emissores e de ofertas A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou em 22/3/2023, a?Resolução 180, que promove alterações normativas pontuais nas Resoluções CVM 80 e CVM 160, ambas de 2022, que visa esclarecer comandos normativos e possibilitar aplicação de rito automático em determinadas ofertas subsequentes. As mudanças promovem clareza e simplificação […]