Brasil ocupa 3º lugar em inclusão financeira em países em desenvolvimento

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil ficou em terceiro lugar no levantamento que avaliou os avanços na inclusão financeira e digital de 26 países em desenvolvimento. Realizada pelo Instituto Brookings, a pesquisa considerou quatro fatores básicos: o comprometimento do país com o assunto, a capacidade móvel, o ambiente regulatório e a adoção de serviços financeiros tradicionais e digitais. De acordo com o levantamento, o país “tem demonstrado um forte comprometimento nacional com o avanço da inclusão financeira”.

A pesquisa cita a realização do Fórum de Cidadania Financeira como um exemplo de comprometimento com a inclusão financeira no país. Na avaliação geral, o Brasil recebeu 78% dos pontos possíveis. O levantamento destaca que o acesso a serviços financeiros formais tem crescido no país nos últimos anos, o que se traduz no fato de que 73% dos municípios brasileiros possuem mais de 15 postos de atendimento financeiro por 10 mil habitantes – entre agências bancárias, correspondentes bancários e caixas eletrônicos. Em 2005, esse percentual era de 14%.

O levantamento também defende que o Brasil deve estimular o ato de poupar, principalmente entre cidadãos de baixa renda e de comunidades rurais. Criado em 2015, o Relatório do Projeto de Inclusão Financeira e Digital do Instituto Brookings destaca a importância de desenvolver ferramentas formais para promover a inclusão financeira, envolvendo representantes do setor público e do setor privado. No ano passado, o levantamento considerou dados de 21 países em desenvolvimento, número que chegou a 26 neste ano com a inclusão de dados sobre a República Dominicana, El Salvador, Egito, Haiti e Vietnã.

>> Saiba Mais

 Leia a notícia completa no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS