Banco Central divulga pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”

O Banco Central (BC) divulgou a pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, de 2018. O estudo traz a percepção da população e do comércio sobre conservação das cédulas, a forma como armazenam e transportam o dinheiro, meios de pagamento e elementos de segurança das notas.

Em termos de meios de pagamento, o dinheiro vivo ainda é a forma mais utilizada pela população: 96,1% responderam que, além de outros meios, também fazem pagamentos em espécie. Na questão, os entrevistados podiam marcar mais de uma opção – 51,5% mencionaram cartão de débito e 45,5%, cartão de crédito.

Segundo o comércio, os pagamentos em dinheiro representam 50% do faturamento, ante 55% em 2013. O cartão de débito aumentou de 14% para 20% sua fatia no fluxo de caixa dos estabelecimentos. Já o uso de cheques diminuiu 2 pontos percentuais, passando para apenas 1%. As vendas feitas em cartão de crédito ficaram estáveis no período, com 25%.

Saiba Mais

>> Veja a notícia no site do BC

>> Veja o resultado da pesquisa na íntegra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil ocupa 3º lugar em inclusão financeira em países em desenvolvimento

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil ficou em terceiro lugar no levantamento que avaliou os avanços na inclusão financeira e digital de 26 países em desenvolvimento. Realizada pelo Instituto Brookings, a pesquisa considerou quatro fatores básicos: o comprometimento do país com o assunto, a capacidade móvel, o ambiente regulatório e a adoção de serviços financeiros tradicionais […]