BC publica edital de consulta pública de segmentação do SFN para fins de aplicação da regulação prudencial

O Banco Central (BC) divulgou, no dia 17 de novembro, edital de consulta pública de resolução que estabelece a segmentação do conjunto das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC para fins de aplicação proporcional da regulação prudencial.

As modificações propostas no edital permitirão que as normas prudenciais sejam adequadas ao porte e ao perfil de risco das instituições que compõem cada segmento, mantendo o alinhamento aos padrões internacionais. Iniciativas nesse sentido têm sido adotadas por outros membros do Comitê de Basileia.

A proposta prevê a classificação das instituições financeiras em quatro segmentos diferentes. No S1, estarão os bancos de grande porte ou internacionalmente ativos. Integrarão esse segmento os bancos múltiplos, comerciais, de investimento, de câmbio e as caixas econômicas.

O segmento S2 será composto pelas instituições bancárias e não-bancárias de médio porte, bem como pelas instituições de grande porte que não compõem o S1. As instituições bancárias e não bancárias de pequeno porte serão enquadradas no S3, e as instituições que tenham perfil de risco simplificado, no S4.

De acordo com os critérios previstos no Edital, as corretoras e distribuidoras deverão se enquadrar no segmento S4, de entidades de pequeno porte e com uma estrutura de risco simplificada.

A ANCORD está consultando os Comitês Setoriais sobre possíveis impactos para as corretoras e distribuidoras e colhendo sugestões.

Os interessados terão até o dia 16 de dezembro para enviar sugestões e comentários ao BC sobre o tema do edital de consulta pública.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Instrução CVM 497: ANCORD participa da Audiência Pública SDM Nº 06/17

Na qualidade de associação que representa as Corretoras e Distribuidoras de Títulos, Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias e os Agentes Autônomos de Investimentos (AAIs), além de ser a entidade certificadora e credenciadora destes profissionais, a ANCORD enviou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suas sugestões e comentários com relação aos pontos indicados no Edital de […]

BSM divulga resultado da consulta pública sobre metodologia de auditorias operacionais

A BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados divulgou o relatório da Consulta Pública sobre a proposta de aprimoramento da metodologia de classificação do resultado das auditorias operacionais dos Participantes (Participantes de Negociação Pleno-PNP e Participante de Negociação- PN) da BM&FBOVESPA. Um participante de mercado manifestou sua opinião em relação à consulta pública. A Consulta Pública apresentou, para […]

CVM propõe novas regras para combater lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública minuta de instrução que pretende substituir a Instrução CVM 301. O documento apresenta inovações refletindo as melhores práticas atualmente implementadas nos principais mercados mundiais. Segundo a autarquia, o objetivo é atualizar a norma estabelecendo regras para alinhar o arcabouço regulatório da CVM às recomendações do […]