Tesouro e BC planejam aperfeiçoar arcabouço normativo entre as duas instituições

A Secretaria do Tesouro Nacional tem avaliado com o Banco Central a possibilidade de aperfeiçoar o arcabouço normativo que rege o relacionamento financeiro entre as duas instituições.

Uma das principais premissas desse trabalho é o aprimoramento do arranjo institucional relativo à distribuição e cobertura dos resultados financeiros do Banco Central, com atenção especial aos fluxos de equalização cambial das posições em moeda estrangeira.

O objetivo é racionalizar os fluxos financeiros e, assim, diminuir a magnitude e a volatilidade dos recursos transferidos e assegurar a simetria no tratamento da distribuição de ganhos e na cobertura de perdas contábeis.

Pretende-se instituir mecanismos para a constituição de reservas no próprio balanço da autoridade monetária, sobretudo a partir de ganhos resultantes da marcação a mercado sobre o valor dos ativos internacionais. Em vez de transferir esses ganhos ao Tesouro Nacional imediatamente, essas reservas contábeis seriam usadas para a cobrir eventuais perdas decorrentes também do efeito de oscilações cambiais sobre o valor os ativos em moeda estrangeira.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do Tesouro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM edita norma sobre condo-hotéis

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a Instrução CVM 602, que estabelece nova regulamentação para as ofertas públicas de distribuição de contratos de investimento coletivo hoteleiro (CIC hoteleiro). A norma substituirá as regras estabelecidas na Deliberação CVM 734. O CIC hoteleiro destina-se a viabilizar o financiamento da construção de edifício hoteleiro mediante promessa ao […]

ENCCLA publica Plano de Diretrizes de Combate à Corrupção

Como resultado da Ação 01/2018 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), foi lançado o Plano de Diretrizes de Combate à Corrupção, que tem como objetivo nortear a atuação de instituições governamentais e da sociedade civil no enfrentamento da corrupção. O Plano está baseado em 5 iniciativas: Trabalhos já realizados […]