Mudança no direcionamento de recursos na LCA entra em vigor nesta semana

Entra em vigor no dia 1º de julho a nova Resolução nº 4.494 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que, por meio de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), muda o direcionamento de recursos captados pelas instituições financeiras para operações de crédito rural.

Com a decisão, 35% do saldo médio das LCAs emitidas terão seu direcionamento focado em operações de crédito rural, independentemente do lastro. Antes da nova resolução, a norma estabelecia que 50% das captações deveriam ser direcionadas às operações de crédito rural.

Apesar do percentual diminuído, a base de cálculo foi ampliada e a estimativa é que o crédito receba recursos adicionais de R$ 21 bilhões no próximo ano agrícola. Ainda de acordo com a resolução, as instituições financeiras poderão incluir financiamentos para agroindústrias em diferentes modalidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC Assina Termo de Adesão ao FX Global Code

No dia 14/11/2017, o Banco Central (BC) assinou o Termo de Adesão ao Código Global de Câmbio (FX Global Code), reconhecendo e comprometendo-se a seguir um conjunto de princípios de boas práticas para o mercado de câmbio no que diz respeito à ética, governança, execução, compartilhamento de informações, gerenciamento de risco, compliance e processos de […]