Mudança no direcionamento de recursos na LCA entra em vigor nesta semana

Entra em vigor no dia 1º de julho a nova Resolução nº 4.494 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que, por meio de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), muda o direcionamento de recursos captados pelas instituições financeiras para operações de crédito rural.

Com a decisão, 35% do saldo médio das LCAs emitidas terão seu direcionamento focado em operações de crédito rural, independentemente do lastro. Antes da nova resolução, a norma estabelecia que 50% das captações deveriam ser direcionadas às operações de crédito rural.

Apesar do percentual diminuído, a base de cálculo foi ampliada e a estimativa é que o crédito receba recursos adicionais de R$ 21 bilhões no próximo ano agrícola. Ainda de acordo com a resolução, as instituições financeiras poderão incluir financiamentos para agroindústrias em diferentes modalidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova versão do Manual de Procedimentos Operacionais da Câmara BM&FBOVESPA

Já entrou em vigor a nova versão do Manual de Procedimentos Operacionais da Câmara de Compensação e Liquidação da BM&FBOVESPA (Câmara BM&FBOVESPA). O documento (vigente desde 27/08/2018) apresenta as melhorias dos sistemas e processos da Câmara BM&FBOVESPA e traz as alterações a seguir: Capítulo 5 – Captura, alocação e repasse de operações (i) Alteração na subseção […]

BM&FBOVESPA divulga a 12ª carteira do ISE

A BM&FBOVESPA anunciou, no dia 24 de novembro, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que vai vigorar de 2 de janeiro de 2017 a 5 de janeiro de 2018. A nova carteira reúne 38 ações de 34 companhias. Ela representa 15 setores e soma R$ 1,31 trilhão em valor de mercado, o equivalente […]