CVM lança proposta para otimizar atividade sancionadora

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública a minuta de Deliberação que estabelece o processo administrativo sancionador (PAS) de rito simplificado. O documento pretende alterar a Deliberação CVM 538 e revogar a Instrução CVM 545. O principal objetivo é otimizar a atividade sancionadora da autarquia.

A minuta propõe simplificar o trâmite processual na apuração de responsabilidades no caso de determinadas infrações que, por seu menor grau de complexidade, não exigem dilação probatória ordinária.

Os PAS de rito simplificado serão julgados em sessão pública, com direito à sustentação oral da defesa pelo acusado ou seu representante legal, não havendo previsão de limites às penalidades que podem ser aplicadas pelo Colegiado.

A nova Deliberação prevê que, em casos de rito simplificado, a superintendência que formular a acusação deverá elaborar relatório específico (após fase de apresentação de defesa) contendo:

  • Resumo da acusação e da defesa
  • Principais ocorrências no andamento do processo
  • Análise sobre os argumentos de defesa e procedência da acusação

Sugestões e comentários sobre a minuta podem ser enviados até 16/6/2017 para o e-mail audpublicaSDM0217@cvm.gov.br.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site da CVM

>> Acesse o edital de audiência pública

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM lança audiência pública sobre atuação de fundos de investimento

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública minuta de norma que propõe alterações nas Instruções CVM 356, 472, 476, 521, 555 e 578. O objetivo da mudança é aprimorar questões de governança e formação de preços em ofertas públicas direcionadas a fundos com participação relevante de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). […]