CVM lança Campanha de Conscientização contra Golpes Financeiros.

Segundo Pesquisa sobre Fraudes Financeiras realizada pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas (CECOP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM, o público que cai em golpes financeiros é composto, em geral, por homens (91%), com idade entre 30 e 39 anos (36,5%) com renda familiar mensal entre 2 e 5 salários-mínimos (23%) e com pós-graduação (38%).

Os resultados ainda apontam que quem não caiu em golpes possui um portfólio mais refinado e diversificado de investimento e investe mais em ações, fundos de investimento, FII, previdência privada, CDB, LCI/LCA. Em contrapartida, as vítimas investiam mais, proporcionalmente, em poupança, criptomoedas e start-ups. Da mesma forma, muitas pessoas que caíram em golpes não possuíam investimentos financeiros.

Em relação aos meios de divulgação, o relatório mostrou que as fraudes acontecem com mais frequência pelo WhatsApp (27,5%), seguido do “boca-a-boca” pessoalmente (19,7%), além de outras mídias sociais.

Também é importante salientar que, em 2021, foram instaurados 163 processos relativos ao chamado mercado marginal, que engloba, por exemplo, reclamações a respeito de ofertas e atuações irregulares – em sua maioria, sem registros na CVM.

Preocupada com esse cenário, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou a campanha “Se Liga na Cilada” (#seliganacilada).

A iniciativa, que conta com a parceria da B3, busca alertar o público sobre ofertas de investimento que parecem atraentes, mas que na verdade são golpes.

É importante ressaltar que a ANCORD também já vem promovendo, desde maio, a Campanha ”Invista com Segurança”, que procura conscientizar o público quanto à importância de sempre contar com Corretoras e Distribuidoras autorizadas a operar pelos órgãos reguladores e autorreguladores.

Confira abaixo o primeiro tema da série:

“Pirâmides Financeiras”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=QCud3Mc4YWI&t=7s

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM enfatiza deveres dos Intermediários sobre ofertas de varejo aos seus clientes, referentes ao Mercado de Balcão Organizado.

Por meio do Ofício-Circular nº 3/2021-CVM/SMI, a CVM enfatizou os deveres dos intermediários, em cumprimento da regulamentação em vigor, ao ofertar a clientes de varejo valores mobiliários registrados em mercado de balcão organizado (especialmente contratos derivativos, oferecidos isoladamente ou em conjunto com outros ativos financeiros, doravante denominadas como “operações”), mais especificadamente quanto (i) às informações mínimas que […]

CVM e ABRASCA promovem debate sobre metaverso

CVM e a Abrasca promoverão no dia 15/8/2022, das 10:00 às 11:00, o evento “O Metaverso e as Companhias Abertas”. A iniciativa terá transmissão por meio das plataformas Zoom e metaverso, via MetaMarket Space.  A pauta inclui a experiência de companhias abertas, no Brasil e no exterior, com o novo ambiente corporativo virtual e seu uso […]