CVM emite ofício sobre Sistema de Gestão de Fundos Estruturados

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou, no dia 6 de abril, ofício que orienta sobre as etapas de implantação do novo Sistema de Gestão de Fundos Estruturados (SGF), bem como seu funcionamento e impactos. O novo sistema permitirá que o próprio administrador preste as informações cadastrais relacionadas ao fundo de investimento administrado por ele, oferecendo mais agilidade e transparência ao público em geral.

Além de consultas a protocolos de registros, alterações realizadas e consolidações de todas as informações disponibilizadas, o usuário do SGF poderá:

  • Acompanhar e alterar informações de cada fundo administrado;
  • Iniciar registro;
  • Atualizar informações cadastrais;
  • Registrar integralização de cotas;
  • Alterar data de encerramento de exercício social;
  • Substituir instituição administradora;
  • Encerrar fundos.

O lançamento do SGF está previsto para maio. Participantes do mercado que necessitarem realizar alterações cadastrais deverão solicitar a mudança diretamente à Gerência de Acompanhamento de Fundos Estruturados por meio do email gie@cvm.gov.br, informando no assunto “Alteração Cadastral”. No corpo da mensagem, devem ser inseridos os dados a serem atualizados e o CNPJ do participante.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site da CVM

>> Acesse o Ofício-Circular CVM/SIN 01/17

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CMN aprova Resolução que estabelece procedimentos para mensuração e registro contábil de provisão

No dia 28 de julho, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução 4.512, que estabelece procedimentos contábeis específicos aplicáveis à mensuração e ao registro de provisão passiva para garantias financeiras prestadas pelas instituições financeiras, a exemplo de avais e fianças concedidos. De acordo com o Banco Central, a medida representa um passo em direção […]

CVM lança projeto ‘Precisamos Falar Sobre Dinheiro’

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou em 12/11, o Projeto Precisamos Falar Sobre Dinheiro, que tem o objetivo de disseminar informações de educação financeira por meio do Whatsapp, canal de acesso fácil e gratuito ao cidadão. A iniciativa foi desenvolvida pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisa (CECOP), da Superintendência de Proteção e Orientação aos […]