BC lança Ranking de Qualidade de Ouvidorias

Na semana passada, o Banco Central lançou o Ranking de Qualidade de Ouvidorias para disponibilizar informações qualitativas sobre o desempenho das ouvidorias das instituições financeiras. O novo serviço faz parte da Agenda BC+ (Pilar Mais Cidadania Financeira).

A divulgação do novo ranking das ouvidorias será trimestral. Esta primeira divulgação contempla, além do ranking do terceiro trimestre de 2017, informações relativas ao desempenho das ouvidorias de conglomerados, bancos e financeiras no primeiro semestre de 2017.

O ranking contempla os seguintes indicadores de desempenho das ouvidorias no tratamento de reclamações registradas no Banco Central:

  • Qualidade da resposta das ouvidorias a seus clientes
  • Prazo médio de resposta
  • Observância dos aspectos normativos pelas ouvidorias, levando em conta o volume de reclamações contra a atuação das ouvidorias

Para estimular a adesão das instituições financeiras a meios alternativos de resolução de conflitos e contribuir para mitigar o nível de litigiosidade entre consumidores e bancos, o Ranking de Qualidade das Ouvidorias prevê ainda bonificação pela adesão à plataforma Consumidor.Gov.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do BC

>> Acesse o Ranking de Qualidade das Ouvidorias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BMF&Bovespa divulga balanço de operações em maio

Em maio, o segmento Bovespa movimentou R$ 139,58 bilhões, ante R$ 166,80 bilhões registrados em abril. A média diária foi de R$ 6,64 bilhões, em comparação aos R$ 8,34 bilhões do mês anterior. O balanço também mostrou que foram realizados 19.650.240 negócios, ante 20.752.185 em abril. A média diária de negócios atingiu 935.726, ante 1.037.609. […]

CVM muda norma de Fundos de Investimento Imobiliário

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou, no dia 15 de setembro, a Instrução CVM 580, alteradora da Instrução CVM 472, que regulamenta os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). O objetivo é incluir como passíveis de aprovação em assembleia atos que caracterizem conflito de interesses entre o FII e o seu consultor especializado. A principal […]