BC lança Ranking de Qualidade de Ouvidorias

Na semana passada, o Banco Central lançou o Ranking de Qualidade de Ouvidorias para disponibilizar informações qualitativas sobre o desempenho das ouvidorias das instituições financeiras. O novo serviço faz parte da Agenda BC+ (Pilar Mais Cidadania Financeira).

A divulgação do novo ranking das ouvidorias será trimestral. Esta primeira divulgação contempla, além do ranking do terceiro trimestre de 2017, informações relativas ao desempenho das ouvidorias de conglomerados, bancos e financeiras no primeiro semestre de 2017.

O ranking contempla os seguintes indicadores de desempenho das ouvidorias no tratamento de reclamações registradas no Banco Central:

  • Qualidade da resposta das ouvidorias a seus clientes
  • Prazo médio de resposta
  • Observância dos aspectos normativos pelas ouvidorias, levando em conta o volume de reclamações contra a atuação das ouvidorias

Para estimular a adesão das instituições financeiras a meios alternativos de resolução de conflitos e contribuir para mitigar o nível de litigiosidade entre consumidores e bancos, o Ranking de Qualidade das Ouvidorias prevê ainda bonificação pela adesão à plataforma Consumidor.Gov.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do BC

>> Acesse o Ranking de Qualidade das Ouvidorias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo ETF passa a ser negociado pela Bolsa

Desde 1º de agosto, a BM&FBOVESPA passou a negociar um novo ETF (Exchange Traded Fund), o IT NOW Ibovespa Fundo de Índice (BOVV11), referenciado pelo IBovespa, índice composto pelas ações emitidas por companhias que respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro da Bolsa. Uma das novidades do produto é […]