BACEN esclarece o conceito de Conta Ativa

O Banco Central emitiu a Carta Circular n° 3.985 de 18/2/2020, que estabelece as disposições relacionadas às modalidades e aos critérios de participação no arranjo de pagamentos instantâneos e no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e aos critérios de acesso direto ao Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).
Posteriormente, no dia 08/03/20, divulgou o Comunicado abaixo esclarecendo o conceito de conta ativa para os propósitos de cadastro dos participantes para o processo de adesão ao PIX e ao SPI.

“Esclarecimento – conceito de conta ativa

Conforme divulgado no Informe PIX 004/2020, o Banco Central do Brasil (BC) estabeleceu, por meio da Circular nº 3.985, os critérios e as modalidades de participação no PIX, na plataforma de liquidação financeira do PIX (SPI) e no diretório de contas transacionais para endereçamento de pagamentos (DICT). Além disso, por meio da Carta Circular n° 4.006, estabeleceu a forma de cadastro dos participantes para o processo de adesão ao PIX e ao SPI.

Esclarecemos que para esse propósito considera-se conta ativa todas as contas não encerradas, até mesmo as contas que possuem saldos muito baixos ou que não registram saques, depósitos e transferências por períodos longos.”

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC lança assistente virtual para auxiliar o cidadão

O Banco Central lançou, no dia 24/1/19, o Din, seu assistente virtual (Chat Bot). Disponível na página do Registrato, em sua versão inicial o Din vai auxiliar o cidadão a consultar relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. O Din evoluirá em breve para ajudar com outros […]

B3 divulga Calendário 2019

A B3 divulgou no último dia 11 de dezembro o calendário relativo a 2019 e também as informações relativas às atividades de negociação, registro, compensação, liquidação e depósito centralizado, em todos os seus segmentos durante o próximo ano. Clique aqui e Confira no Ofício da B3 a íntegra da notícia.

Destaques do Ano

O ano de 2016 foi complexo e desafiador. Se de um lado trouxe turbulências, por outro lado, as mudanças ressaltaram a importância da adaptabilidade para se evoluir em cenários adversos. Em meio às incertezas trazidas pela situação político-econômica, muitos foram os questionamentos dos caminhos e tendências para o mercado de capitais. Nesse contexto, a ANCORD […]