BACEN esclarece o conceito de Conta Ativa

O Banco Central emitiu a Carta Circular n° 3.985 de 18/2/2020, que estabelece as disposições relacionadas às modalidades e aos critérios de participação no arranjo de pagamentos instantâneos e no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e aos critérios de acesso direto ao Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).
Posteriormente, no dia 08/03/20, divulgou o Comunicado abaixo esclarecendo o conceito de conta ativa para os propósitos de cadastro dos participantes para o processo de adesão ao PIX e ao SPI.

“Esclarecimento – conceito de conta ativa

Conforme divulgado no Informe PIX 004/2020, o Banco Central do Brasil (BC) estabeleceu, por meio da Circular nº 3.985, os critérios e as modalidades de participação no PIX, na plataforma de liquidação financeira do PIX (SPI) e no diretório de contas transacionais para endereçamento de pagamentos (DICT). Além disso, por meio da Carta Circular n° 4.006, estabeleceu a forma de cadastro dos participantes para o processo de adesão ao PIX e ao SPI.

Esclarecemos que para esse propósito considera-se conta ativa todas as contas não encerradas, até mesmo as contas que possuem saldos muito baixos ou que não registram saques, depósitos e transferências por períodos longos.”

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANCORD lança novo Portal

Muito mais moderno, mais serviços e benefícios! Melhor experiência virtual para o mercado! Dando continuidade à modernização de seus programas e serviços e alinhada à missão de Inovar para Fortalecer o Mercado, a ANCORD lançou seu Portal com várias novidades: Design moderno, novas informações e mais conteúdo: a inovação está presente em cada aspecto do layout […]

B3 divulga Calendário 2019

A B3 divulgou no último dia 11 de dezembro o calendário relativo a 2019 e também as informações relativas às atividades de negociação, registro, compensação, liquidação e depósito centralizado, em todos os seus segmentos durante o próximo ano. Clique aqui e Confira no Ofício da B3 a íntegra da notícia.

CVM lança nova publicação: Carta ao Investidor.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou em 30/4, a Carta ao Investidor, publicação trimestral que atualiza e informa o investidor sobre temas relacionados à atuação da Autarquia. Além de resumir novas normas, audiências públicas, alertas e decisões do Colegiado publicadas no período e que podem ter influência para os investidores de varejo, a Carta aborda temas […]