ANCORD dá passo histórico: ela está autorizada pelas associadas a atuar como autorreguladora e poderá ter novas bolsas como associadas

Novo estatuto da ANCORD moderniza a estrutura e amplia categorias de membros, abrindo espaço para novas entidades de mercado

A ANCORD — associação que representa mais de 90% do volume negociado na B3 — deu nesta quinta-feira (13) um dos passos mais relevantes da história recente do mercado de capitais brasileiro. Em Assembleia Geral Extraordinária, as associadas aprovaram um novo estatuto social que autoriza a ANCORD a exercer a função de autorregulação e permite a entrada de novas estruturas de mercado, incluindo bolsas de valores, como associadas.

Com as mudanças, a ANCORD deixa de ser apenas a voz das corretoras e distribuidoras para se consolidar como uma entidade moderna, plural e com papel institucional ampliado, alinhada às transformações do sistema financeiro e às novas formas de intermediação.

“Este é um marco na história da indústria de intermediação. A ANCORD passa a ter a capacidade de criar e fiscalizar padrões de conduta, fortalecendo a transparência e a ética do setor, além de abrir as portas para novas plataformas de negociação que possam competir e inovar no mercado brasileiro”, destacou Rafael Furlanetti, presidente do Conselho de Administração da entidade.

Entre as principais inovações, o novo estatuto cria novas categorias de associadas, permitindo o ingresso de Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (PSAVs) e de entidades administradoras de mercado organizado, que incluem potenciais novas bolsas de valores, commodities e ativos digitais.

Ao passar a ter prerrogativas de autorregulação, a ANCORD poderá definir e aplicar regras de conduta próprias, complementando a regulação estatal e contribuindo para um ambiente mais sólido, competitivo e confiável. Esse modelo é amplamente utilizado nas principais praças financeiras do mundo, como Nova York e Londres, onde as entidades autorreguladoras têm papel central no desenvolvimento dos mercados.

“O novo estatuto reforça o compromisso da ANCORD com a evolução institucional do mercado brasileiro. Estamos construindo as bases de um ecossistema mais dinâmico, seguro e aberto à inovação”, completou Furlanetti.

A associação divulgará nas próximas semanas detalhes sobre a implementação das novas diretrizes e o cronograma de adaptação para as associadas.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cursos EAD da ANCORD passam a ser gratuitos para suas Associadas e para Assessores de Investimentos: profissionais terão acesso a mais de 80 horas de conteúdo.

A ANCORD divulgou que a partir do dia 02/07/24, seus cursos EAD serão disponibilizados gratuitamente na sua plataforma aos profissionais que atuam em suas Associadas e aos Assessores de Investimentos. Esses profissionais, portanto, terão acesso a mais de 80 horas de conteúdos voltados para o mercado financeiro e de capitais Os cursos são desenvolvidos por […]

Confira a Agenda Institucional de Janeiro/24 da ANCORD

Confira abaixo as principais interações, iniciativas e atividades da Agenda Institucional da Associação no primeiro mês de 2024:   PAUTAS EM DISCUSSÃO:  A ANCORD segue acompanhando as discussões sobre a Reforma Tributária e os temas objeto de consultas públicas pelo Bacen e CVM.   GRUPOS DE TRABALHO Em janeiro, os Grupos de Trabalho da ANCORD […]

ANCORD publica seu Relatório Anual 2023. Confira

Como já é uma tradição do Mercado, a ANCORD publicou logo no começo do ano o seu Relatório Anual. Nesse material, o leitor poderá conferir as principais iniciativas da Entidade em 2023, além de relembrar tudo aquilo que foi relevante para a Indústria de Intermediação. Para a ANCORD, fazer a diferença na modernização e no […]