Revolução digital nos serviços financeiros norteia debates em Fórum de Cidadania Financeira

Na semana passada, aconteceu o III Fórum de Cidadania Financeira, evento que reuniu 700 pessoas para debater as oportunidades e riscos da digitalização para a cidadania financeira.

Uma das constatações do encontro foi que as finanças digitais facilitam a intermediação financeira, mas é preciso que a população esteja preparada para interagir de forma segura nas novas plataformas. Entre as questões enfrentadas para harmonizar revolução tecnológica com intermediação financeira eficiente estão a segurança cibernética e o armazenamento de dados na nuvem.

A importância de se aumentar o nível de educação financeira dos brasileiros também foi destacada para a segurança do processo de digitalização e para a estabilidade do sistema financeiro. Consumidores conscientes dos seus direitos e dos riscos das transações contribuem para que a revolução digital facilite a intermediação financeira, em vez de ser fonte de problemas.

Segundo o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Viana, pessoas que se planejam, poupam e investem participam do esforço de reduzir a taxa de juros estrutural da economia. “Mais educação financeira permite menor custo do crédito, combate ao superendividamento e menos inadimplência”, ressaltou.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pequeno investidor na Bolsa busca liquidez, solidez e oportunidades

28/04/2016 – Os pequenos investidores da BM&FBovespa têm resistido à crise global, à recessão brasileira e aos consequentes juros altos. Segundo especialistas consultados pelo jornal O Globo, estes investidores buscam papéis mais líquidos e com histórico de solidez nos resultados, além de estarem atentos a oportunidades proporcionadas pela alta volatilidade do mercado. O levantamento foi […]

Fundos de Private Equity arrecadaram US$ 589 bi em 2016

A consultoria Bain & Company lançou a nova edição do “Global Private Equity Report”, que analisa globalmente os mercados dessa classe de ativos. Segundo o estudo, a indústria de private equity levantou US$ 589 bilhões no ano passado, enquanto os investimentos sofreram queda de 18% em âmbito mundial, mas permaneceram em níveis elevados. Os desinvestimentos […]