Número de assessores de investimento cresce 2,35% no 1º quadrimestre e se espalha por todo o Brasil 

São Paulo, maio de 2025 – A carreira de assessor de investimentos segue em trajetória de crescimento no Brasil. Segundo o relatório de abril deste ano da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), o país fechou o primeiro quadrimestre de 2025 com 27.275 assessores credenciados, número que representa um aumento de 2,35% em relação ao total de credenciados no final de 2024 (26.648).

O dado reflete o crescimento numérico da categoria, mas também mostra um movimento consistente de distribuição geográfica da profissão. Atualmente, o Brasil conta com assessores de investimentos ativos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com avanço expressivo em regiões fora do eixo tradicional. O Sul responde por 24% dos profissionais, o Nordeste por 7,3%, o Centro-Oeste por 5,5% e o Norte representa 1,3% do total. O Sudeste, por sua vez, ainda concentra a maior parte dos profissionais: 61,9% dos AIs, sendo 40,1% deles apenas em São Paulo.

Segundo Rafael Furlanetti, presidente da ANCORD, a expansão da profissão de assessor de investimentos para além dos grandes centros econômicos, é um movimento fundamental para democratizar o acesso à informação e à orientação qualificada sobre investimentos em todo o país.

“Levar essa carreira a outros estados é uma tendência, mas também uma necessidade de um Brasil cada vez mais conectado, com novos polos de geração de riqueza em todas as regiões. Nesse contexto, a ANCORD tem um papel fundamental como certificadora da profissão, e reforça seu compromisso com a qualificação de novos profissionais por meio de cursos EAD, que permitem a formação técnica com alcance nacional, formando assim talentos de qualquer parte do país com preparo e responsabilidade”, afirma.

A faixa etária dos profissionais do setor reforça a ideia de uma carreira em construção. Quase a metade deles (46%) têm idades entre 18 e 35 anos: o primeiro recorte, mais jovem (18 a 25 anos), representa 12% do total, enquanto que 34% dos assessores variam entre 26 e 35 anos, mostrando o apelo da atividade para esta geração.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a Agenda Institucional ANCORD de fevereiro de 2023 !

Fevereiro/23 foi mais um mês extremamente produtivo na ANCORD. Confira abaixo as principais interações, iniciativas e atividades da Agenda Institucional da Associação no 2o mês do ano: Reuniões com Reguladores e Autorreguladores Para tratar de temas relevantes para a Indústria de Intermediação e para o Mercado: CVM/SMI, BACEN/DENOR e DEATI, B3 e BSM Reuniões GTs […]

Presidente da ANCORD comenta sobre o aumento do IOF na CNN Brasil

O presidente da ANCORD, Rafael Furlanetti, participou – em 23/05/25 – ao vivo do @cnnbrasil Money para comentar o aumento do IOF, anunciado recentemente pelo Ministério da Fazenda. Na entrevista, Furlanetti destacou que a medida afeta diretamente a confiança dos investidores e compromete a previsibilidade do mercado financeiro, com impacto em diversos produtos de investimento. Ele também […]

ANCORD e BlockTrends devem anunciar novidade para o Mercado Cripto durante Live

ANCORD  e BlockTrends realizarão nessa 5a feira, 06/06/24, a partir das 18h00 a Live  “Como os Criptoativos  irão impactar sua carreira no Mercado Financeiro”. Além de debaterem o atual momento do mercado, as perspectivas e mudanças impostas pelos criptoativos no segmento tradicional, os especialistas convidados prometem divulgar uma iniciativa que irá revolucionar o setor. Agende-se Live  […]