Nova versão do Manual de Procedimentos Operacionais da Câmara BM&FBOVESPA

Já entrou em vigor a nova versão do Manual de Procedimentos Operacionais da Câmara de Compensação e Liquidação da BM&FBOVESPA (Câmara BM&FBOVESPA). O documento (vigente desde 27/08/2018) apresenta as melhorias dos sistemas e processos da Câmara BM&FBOVESPA e traz as alterações a seguir:

  • Capítulo 5 – Captura, alocação e repasse de operações

(i) Alteração na subseção “5.2.2 – Cancelamento de alocação de operação”, visando incluir o tratamento excepcional de erros para operações oriundas de acesso direto ao mercado, com a possibilidade de cancelamento da alocação e de nova alocação para conta do tipo erro operacional. Tal medida permitirá que o participante utilize, além da conta erro, a conta erro operacional, nos casos de erros em operações oriundas de acesso direto ao mercado, harmonizando-a com o tratamento aplicado a operações de mesa.

  • Capítulo 6 – Controle de posições

(ii) Alterações na subseção “6.3.1 – Procedimentos de transferência de posições”, a fim de reorganizar o texto referente ao procedimento de transferência, com troca de titularidade, de posições de empréstimo de ativos e de aperfeiçoar o procedimento para transferência de posição de empréstimo de ativos, com a possibilidade de modificação do agente de custódia e da conta de depósito da posição. Atualmente, estão disponíveis separadamente as funcionalidades: (a) transferência de posições de empréstimo de ativos; e (b) alteração do agente de custódia e da conta de custodia da posição. Na nova versão do sistema, o participante poderá acessar tais funcionalidades em uma única tela.

(iii) Alteração na seção “6.8 – Tratamento de eventos corporativos”, com o objetivo de tornar explícito, com relação a uma oferta pública de aquisição (OPA), o tratamento de eventos corporativos aplicável quando a liquidez do ativo se altera de forma significativa ou em caso de resgate do ativo pelo emissor.

(iv) Alteração na subseção “6.8.3 – Tratamento de eventos corporativos para posições de empréstimo de ativos – item (1) Eventos corporativos em recursos financeiros”, com o propósito de esclarecer a possibilidade de cessão da provisão de eventos corporativos em recursos financeiros. Esse processo já se aplica quando há necessidade de cessão de proventos devido a cisão, fusão ou incorporação do comitente.

Para acessar a versão atualizada do documento, clique aqui ou acesse: www.b3.com.br  >> Regulação >> Regulamentos e manuais >> Compensação, liquidação e gerenciamento de riscos>> Acessar documentos >> Clearing.

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos com a Superintendência de Suporte à Pós-Negociação pelo telefone (11) 2565-5000, opção 3, ou pelo e-mail ssp@b3.com.br.

Redução dos problemas com as Ordens de Mesmo Comitentes por erro

Uma das alterações feitas (referente ao Capítulo 5 – Captura, alocação e repasse de operações) foi uma das demandas discutidas no Workshop sobre Operações de Mesmo Comitente (OMC), apresentado pela BSM na ANCORD no dia 15/06/2018. Na ocasião, os participantes expuseram a necessidade de maior esclarecimento por parte da BSM sobre o monitoramento e coibição desta prática em leilão (OMC) e a necessidade do desenvolvimento de ferramentas que possibilitassem o controle e a inibição deste tipo de operação (OMC). A alteração deverá reduzir os problemas com as Ordens de Mesmo Comitentes por erro/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boletim da CVM revela alta no apetite pelo risco

A edição de setembro do Boletim de Risco, produzido pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sinalizou manutenção tanto da queda no indicador de risco de mercado, como no aumento do apetite pelo risco, tendo por base dados de agosto. “Por conta disso, tal indicador passará […]