Confira a Agenda Institucional da ANCORD no último mês de 2023.

Confira abaixo as principais interações, iniciativas e atividades da Agenda Institucional da Associação no último mês de 2023:

Reuniões com Reguladores e Autorreguladores

A ANCORD reuniu-se com a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI/CVM) e B3.

 

PAUTAS EM DISCUSSÃO: 

  • A Reforma Tributária do Consumo (PEC 45) foi aprovada em 15 de dezembro e o projeto de lei sobre Tributação de Fundos Fechados e Offshores foi convertido na Lei nº 14.754, de 12 de dezembro de 2023. A ANCORD acompanhou as discussões sobre os impactos das novas regras para o setor e a edição de normas pelo Conselho Monetário Nacional (Resolução CMN nº 5.111, de 21 de dezembro de 2023) e Ato Declaratório Executivo, da Receita Federal do Brasil, (Ato Declaratório Executivo CODAR nº 21, de 14 de dezembro de 2023).
  • Neste mês ocorreu a 14ª reunião do Subcomitê Consultivo de Mercado, os participantes se reuniram com representantes do DEBAN/BCB para discutir sobre os possíveis cenários de crise que o Subcomitê será acionado.
  • As discussões das equipes temáticas do IMK/IMS deste ano seguem em andamento, sendo que em dezembro ocorreram três reuniões sobre o assunto.

 

GRUPOS DE TRABALHO

  • Em dezembro, os Grupos de trabalho da ANCORD se reuniram para discutir temas relevantes para o mercado de capitais.
  • No GT Cadastro e Investidor Qualificado, foi discutida a Nova Dinâmica Operacional para os Investidores Não Residentes dispensados de registro na CVM nos termos da Resolução CVM nº 13 (Ofício Circular nº 9/2023/CVM/SIN).
  • No GT ANTIFRAUDE, foram discutidos os impactos para as associadas na aplicação das regras trazidas pela Resolução Conjunta nº 6/2023, bem como a Resolução BCB 343/23, que abordam o compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraude.

 

INSTITUCIONAL

  • A ANCORD esteve presente na comemoração dos “25 Anos da Autorregulação da ANBIMA”, ocorrida em 5 de dezembro.
  • Na CVM, a ANCORD participou de dois grandes eventos:
  • Em 04/12, do lançamento do Centro de Regulação e Inovação Aplicada – CRIA, na sede da CVM, em 4 de dezembro.
  • Em 07/12, também na sede da Autarquia, do Seminário “A CVM e a democratização do Mercado de Capitais”.
  • Em 11/12, a ANCORD promoveu a última reunião ordinária de 2023, do Conselho de Ética da Entidade, O Encontro também marcou o almoço de confraternização do Conselho.

 

Mais informações sobre a Agenda ANCORD: juridico@ancord.org.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AGENDA INSTITUCIONAL ANCORD – SETEMBRO/23 – CONFIRA!

Confira abaixo as principais interações, iniciativas e atividades da Agenda Institucional da Associação no 9º mês do ano: Reuniões com Reguladores e Autorreguladores A ANCORD reuniu-se com o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (DENOR), Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI/CVM) e B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.   Pautas em discussão:   A […]

Grupo de Trabalho SISBAJUD/SIMBA elabora proposta de atualização do Regulamento BACENJUD 2.0. Confira !

Após ampla discussão pelo Grupo de Trabalho SISBAJUD/SIMBA- GT, onde são tratados diversos assuntos relacionados aos referidos sistemas, foi elaborada uma proposta de atualização do Regulamento BACENJUD 2.0, que, após aprovação pelo GT, foi encaminhada ao Gabinete da Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atual gestor […]

Associadas da ANCORD elegem nova composição do Conselho de Administração

 Associadas da ANCORD elegem nova composição do Conselho de Administração   Carlos Arnaldo Borges de Souza, da Planner S/A, é reeleito Presidente. Rafael Guerino Furlanetti, da XP Investimentos e Sílvio Alexandre Rocha da Silva, da Novinvest CVM  são reconduzidos às vice-presidências.   Nesta terça-feira (29/03/22), as Associadas da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e […]