Boletim da CVM sinaliza elevação no apetite pelo risco

O Boletim de Risco referente ao mês de janeiro sinalizou queda no indicador de risco de liquidez e alta no indicador de apetite pelo risco, quando comparados ao mês anterior. Outros indicadores macroeconômicos estiveram em linha com esse retorno, tais como a entrada líquida de capitais estrangeiros na B3, apreciação cambial e queda no indicador de taxas de juros nacionais.

O contexto no qual o Mapa de Riscos operou em janeiro foi um no qual os ativos de risco de forma generalizada observaram retornos positivos, como por exemplo, os índices acionários no Brasil e os demais índices de referência para fundos imobiliários, fundos multimercado e renda fixa. De acordo com a CVM, a única discrepância a esse cenário foi a leve alta do indicador de volatilidade do mercado acionário brasileiro, resultado de uma rápida correção no índice acionário no final do mês. Ainda assim, o indicador de risco de mercado encontrou-se estável no mês.

Segundo a Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da CVM, a manutenção do apetite pelo risco em patamares altos no contexto atual é um fator de atenção. Ainda que diversos indicadores macroeconômicos e financeiros mostrem evolução favorável, a Autarquia alerta para a existência de outros fatores de risco, cujos possíveis impactos ainda aparentam subestimados.

Saiba Mais

>> Veja a íntegra do Boletim de Risco

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC altera horário para divulgação do Copom

Para se adaptar ao fechamento do mercado financeiro, o Banco Central (BC) decidiu antecipar em duas horas o horário das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). O encontro, que acontece a cada 45 dias, define os juros básicos da economia, a taxa Selic. A partir da próxima reunião, a taxa será divulgada por volta […]

Valor de mercado da B3 sobe 6,4% em 2017

Um estudo realizado pela consultoria Economatica consolidou o valor de mercado de 283 empresas da B3 no ano (até 17/4/2017), verificando que dos 25 setores avaliados, somente cinco apresentaram queda de valor. O setor de construção, com 19 empresas, foi o que teve maior crescimento percentual no valor de mercado com alta de 31,86%: este […]