B3 divulga nova metodologia do Índice Dividendos BM&FBOVESPA

Concluída a fase de discussão e propostas de participantes e segmentos de mercado, a B3 informou que, a partir de 02/01/2018, vigorará nova metodologia de elaboração da carteira teórica de ativos que compõem o Índice Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV).

O IDIV tem por objetivo ser um indicador do desempenho médio dos ativos que se destacaram em termos de remuneração dos investidores. Essa alteração buscou aprimorar os critérios de seleção e ponderação do índice, de forma a alinhar o objetivo do IDIV à estratégia utilizada pelos investidores.

As principais alterações na metodologia do IDIV são:

  • Forma de ponderação, que passará a ser realizada pelo dividend yield com cap (limite de participação) da representatividade do valor de mercado de free float;
  • Cálculo do dividend yield utilizado para seleção e ponderação dos ativos;
  • Parâmetros de inclusão e exclusão da carteira;
  • Limite de participação por empresa.

As prévias a serem divulgadas em dezembro de 2017 referentes à primeira carteira de 2018 já serão apuradas com base na nova metodologia.

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos com a Gerência de Desenvolvimento de Índices, pelos telefones (11) 2565-7249/5338 ou pelo e-mail DN-GDIN@b3.com.br; ou com a Superintendência de Cadastro de Instrumentos, Leilões Especiais e Índices, pelos telefones (11) 2565-5180/7464 ou pelo e-mail carteiradeindices@bvmf.com.br.

Saiba Mais

>> Veja o Ofício Circular e anexo divulgados pela B3 com o detalhamento da nova metodologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM divulga resultado de pesquisa com investidores

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) realizou uma pesquisa com investidores brasileiros para analisar a opinião deles sobre a atuação e a imagem da instituição. A percepção em relação à performance da CVM apresentou ligeira melhora desde 2014. Os que qualificaram a CVM como boa somaram 43,4%, frente a 40,5% registrados no ano anterior. As […]