ANCORD sedia workshop para discutir estruturação do ativo financeiro CBIO

Evento foi realizado pelo Ministério de Minas e Energia, com o apoio da ANCORD, Abrapp e da B3

No dia 11/04/2018, a ANCORD sediou o Workshop “Renovabio e o Crédito de Descarbonização – CBIO”. O evento abordou a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), sancionada pelo governo no fim de 2017, e do CBIO (Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis), ativo financeiro do setor de biocombustíveis que integra a iniciativa.

O objetivo do encontro foi reunir os diversos agentes do setor financeiro para falar sobre o RenovaBio e apresentar as principais características do programa e falar sobre a estruturação do mercado de CBIOs no país. Além da ANCORD, o evento contou com o apoio da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e da B3.

Segundo o palestrante Paulo Roberto Machado Fernandes Costa, analista de Infraestrutura do Departamento de Combustíveis Renováveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, a definição das metas de descarbonização e o início da Política RenovaBio devem acontecer até o dia 26/06/2018, de acordo com a Lei 13.576 que trata do tema.

“O CBIO é uma forma de trazer uma contribuição importante para o Acordo de Paris – compromisso internacional firmado entre 195 países com a meta de minimizar as consequências do aquecimento global no planeta–, além de permitir que os produtores, distribuidores e demais investidores possam, no futuro, negociar os certificados (CBIOs) em mercado organizado na Bolsa com liquidez, transparência e segurança”, destacou Costa.

Para o diretor geral da ANCORD, Emílio Otranto Neto, o tema Sustentabilidade não está mais restrito às discussões de especialistas ou nas Universidades. “Hoje, as pessoas se informam, se preocupam, participam de debates nas redes sociais, compartilham e comentam matérias sobre isso.  Ao mesmo tempo, as empresas estão cada vez mais engajadas e interessadas em manter uma conduta ambientalmente correta. Por isso, acreditamos que os CBIOs poderão se tornar ativos financeiros interessantes para a nossa indústria de intermediação”, destacou.

No evento, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) foi representada por Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor-presidente da Abrapp e a B3 por Carlos Alcântara de Albuquerque, ?Superintendente de Produtos.

>> Veja o PDF da apresentação “Renovabio e o Crédito de Descarbonização – CBIO”

Galeria de Fotos (clique para ampliar)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Congresso Nacional da APIMEC acontecerá em agosto

Nos dias 7 e 8 de agosto, a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) realizará em São Paulo seu 24o Congresso Nacional: “O Brasil de Hoje… O Brasil de Amanhã”. O evento reunirá profissionais de investimento para discutir temas relacionados ao desenvolvimento do setor e à economia global. A […]

CVM lança site da Semana Mundial do Investidor

Está no ar o site brasileiro da World Investor Week 2017 (WIW) – Semana Mundial do Investidor. Nele, é possível consultar a programação e inscrever-se nos eventos que acontecerão de 2 a 8 de outubro em vários estados do Brasil. Além dos eventos presenciais, que acontecerão no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio […]

Workshop realizado pela ANCORD discutiu as mudanças no FGC

A ANCORD promoveu na semana passada o workshop “FGC e os impactos das novas regras para os mercados financeiro e de capitais”. O objetivo do evento foi debater as principais mudanças que entraram em vigor no Fundo Garantidor de Créditos a partir do dia 21 de dezembro de 2017 e suas consequências para o mercado […]