ANCORD retoma atividades relacionadas à certificação e ao credenciamento de AAIs

Comunicamos que a ANCORD obteve, em recurso dirigido ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o deferimento de decisão que suspendeu, parcialmente, a liminar proferida por juiz de primeira instância da Justiça Federal, que a impedia de dar continuidade à atividade de autorregulação dos Agentes Autônomos de Investimento (AAI).

A decisão proferida no recurso apresentado pela ANCORD permite que as atividades de credenciamento de AAI – Pessoas Naturais e Jurídicas sejam retomadas, tendo sido mantida a decisão de primeira instância que proíbe a ANCORD de aplicar penalidades aos AAI.

Desse modo, informamos aos associados e demais interessados que, a partir dessa data, todas as rotinas relacionadas ao credenciamento dos AAI estão restabelecidas, inclusive no tocante à administração dos vínculos com as instituições intermediárias.

A realização dos exames de qualificação exigidos para o credenciamento dos AAI será retomada em breve, com a colaboração da Fundação Getulio Vargas.

Por fim, a ANCORD esclarece que prosseguirá com sua defesa na ação judicial em curso, para que seja reconhecida a legalidade de sua atuação como instância de autorregulação dos AAI, na forma com que foi autorizada a exercer tal função pela Comissão de Valores Mobiliários.

>> Acesso ao Sistema de Autorregulação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM divulga canal para receber sugestões sobre redução-custo de observância regulatória

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou um canal para receber apontamentos e sugestões do mercado a respeito da redução do custo de observância regulatória. Interessados em enviar propostas, podem acessar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), escolher a opção Sugestão, preencher os demais campos e encaminhar a mensagem. Saiba mais no link: http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2019/20190314-1.html

BACEN esclarece o conceito de Conta Ativa

O Banco Central emitiu a Carta Circular n° 3.985 de 18/2/2020, que estabelece as disposições relacionadas às modalidades e aos critérios de participação no arranjo de pagamentos instantâneos e no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e aos critérios de acesso direto ao Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT). Posteriormente, no dia 08/03/20, divulgou o […]

Ministério da Economia confirma membros para o Conselho de Recursos do SFN

Ministério da Economia confirma três novos nomes para o Conselho de Recursos do SFN. Álvaro Mendonça foi o indicado da ANCORD. O Ministério da Economia designou três novos membros para o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Além de Álvaro Mendonça, indicado pela ANCORD, foram confirmados Maria Rita Drummond, indicada pela ABRASCA e Pedro de Andrade, indicado pela ANBIMA. […]