Expandindo conhecimento. Aprimorando competências.

Nos dias de hoje, manter-se preparado e competitivo no Mercado é mais que fundamental. Ainda mais numa profissão tão concorrida e de tanta responsabilidade, como é a de um Agente Autônomo de Investimento.

E diante do fato de que tudo muda a todo tempo, há uma necessidade de atualização constante. Por isso, reciclar os conhecimentos técnicos e aperfeiçoar o atendimento às expectativas dos clientes está em plena sintonia com as demandas do mercado, acumulando bons diferenciais para se destacar em relação à concorrência.

O PEC, portanto, é a resposta a essas necessidades. E vem a somar com todos os demais programas de Educação Continuada que são observados pelos demais profissionais dos Mercados Financeiro e de Capitais.

icone

1. # O PEC dos AAIs

O Programa de Educação Continuada foi instituído pela CVM através da Instrução 497/2011. Esse Programa consiste em melhorar ainda mais a qualificação do profissional de mercado e isso é essencial no nosso atual cenário em que se apresentam constantes atualizações e mudanças. Esse programa foi criado com o objetivo de ajudar os profissionais a constantemente se atualizarem, aperfeiçoando suas competências como Agente Autônomo de Investimento e renovando seu credenciamento.

icone

2. # Prazo

Não se concentre apenas no prazo para finalizar o seu processo de renovação. Veja quantos benefícios esse Programa trará para as suas atividades. E o quanto você poderá aproveitá-lo como vantagem competitiva num Mercado cada vez mais concorrido. Além disso, lembramos que caso não some os 150 pontos obrigatórios até o final do prazo definido (5 anos), você poderá agendar um exame 90 dias antes da finalização desse prazo.

icone

3. # Início do Programa

Você que já é um AAI credenciado terá até o mês do aniversário do seu credenciamento em 2026 para concluir com os seus créditos. Caso tenha se credenciado depois da publicação do regulamento do PEC, terá 5 anos para concluir seus créditos. O prazo para tal é exatamente o mês em que você se credenciou na ANCORD.

icone

4. # Pontuação de Créditos

Você terá 60 meses para concluir a sua pontuação. Porém, é importante lembrar que você deverá fazer, no mínimo, 20 e no máximo 70 pontos por ano. Essa regra o ajudará a organizar o seu tempo e não perder o prazo.

icone

5. # Atividades Educacionais

Você terá uma infinidade de opções para pontuar. Participar de cursos, palestras, eventos, webinar, congressos, workshop, entre outras. Ou seja, tudo que você, certamente, já vem fazendo ao longo do tempo. A diferença agora é que essas atividades serão contabilizadas. E o investimento que você sempre fez para o aprimoramento do seu conhecimento, agora será reconhecido e valorizado. Lembrando ainda que se você está realizando cursos de graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado, com ênfase no Mercado Financeiro, também poderá computar como créditos do PEC.

icone

6. # Exame de Renovação

Mas, mesmo diante das facilidades oferecidas, você achar que não vai conseguir concluir em “60 meses” os 150 pontos, terá a opção de realizar o Exame de Renovação que terá metade das questões exigidas hoje no Exame de Certificação. Ou seja, a ideia do PEC é realmente ajudar todos os AAIs a se atualizarem e reciclarem seus conhecimentos, para que possam atender os clientes ainda melhor.

icone

7. # Fique Atento ao Prazo

IMPORTANTE !!! Caso você opte em não participar do Programa de Educação Continuada e não realizar o Exame de Renovação dentro dos prazos definidos, você estará impedido pela CVM de exercer suas atividades. E, nesse caso, terá que realizar um novo Exame de Certificação para novo credenciamento.

icone

8. # Contabilizando os Créditos

A ANCORD está nessa com você!
Além de contar com um Sistema de Credenciamento com tecnologia de ponta, daremos todo o apoio necessário durante o processo. As informações sobre as Entidades Qualificadas e Credenciadas aptas estarão sempre disponíveis. Todas as dúvidas sobre o PEC também estarão sempre disponíveis em nosso Portal e nossa equipe de profissionais estará à disposição para atendê-lo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para mais detalhes, acesse o Regulamento do processo na página de Certificação e Credenciamento – AAI.

E-mailaai.pec@ancord.org.br