Inclusão Financeira: Brasil fica em 2º lugar entre países em desenvolvimento

O Brasil avançou uma posição e ficou em segundo lugar em um levantamento que analisou a evolução da inclusão financeira e digital em 26 países em desenvolvimento. Realizada pelo Instituto Brookings desde 2015, a pesquisa avalia quatro aspectos da inclusão financeira: comprometimento do país com o assunto; capacidade móvel; ambiente regulatório; e adoção de serviços financeiros tradicionais e digitais.

O Brasil foi mais bem avaliado nos quesitos comprometimento com o tema e capacidade móvel.

A pesquisa listou ações promovidas pelo Banco Central (BC) como relevantes para o avanço da inclusão financeira no Brasil, como a realização do Fórum de Cidadania Financeira, o lançamento do Plano de Fortalecimento da Cidadania Financeira e o aperfeiçoamento dos indicadores sobre educação e inclusão financeira no país.

O Brasil melhorou a nota no quesito capacidade móvel de 83% para 89%. Este indicador mede o acesso a serviços financeiros em dispositivos móveis. “O expressivo crescimento dos acessos remotos – via computadores ou smartphones – às contas bancárias tem reduzido a necessidade de agências e caixas físicos”, afirmou o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney.

“Embora o Brasil tenha avançado em indicadores de inclusão financeira, uso de cartões de crédito e débito, o aumento dos níveis de poupança é ainda um desafio”, destacou Isaac.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do BC

>> Veja a íntegra do relatório The 2017 Brookings Financial And Digital
Inclusion Project Report

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Audiência Restrita: Bolsa apresenta propostas finais dos regulamentos do Novo Mercado e Nível 2

A BM&FBOVESPA apresentou as propostas finais dos Regulamentos dos Segmentos Especiais da BM&FBOVESPA (Novo Mercado e Nível 2), as quais foram submetidas à Audiência Restrita. Na primeira fase, que começou no dia 15/3/2017 e vai até 31/5/2017, as companhias listadas poderão avaliar e sanar dúvidas sobre a nova proposta dos respectivos regulamentos de listagem. A […]

CMN altera direcionamento de recursos captados por meio de LCAs

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução nº 4.494, que altera o direcionamento dos recursos captados pelas instituições de finanças de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) para operações de crédito rural. Segundo a resolução, 35% do saldo médio das LCAs emitidas deve ser direcionado às operações de crédito rural, independentemente do lastro, a […]