B3 altera processo de habilitação de profissional de Operações e AAI e repasse de ordens

A B3 divulgou o Ofício Circular 044/2018-PRE, informando alterações no processo de habilitação dos profissionais de operações (operador, assessor, assessor bancário responsável e assessor bancário), bem como dos Agentes Autônomos de Investimento.

Agora tais profissionais podem realizar o repasse de ordens para outro operador do participante de negociação ou instituição pertencente ao grupo econômico do participante, para que estes insiram, alterem ou cancelem ofertas e registrem operações no sistema de negociação da B3, conforme as regras e os procedimentos aplicáveis ao operador.

A partir de 01/10/2018, será descontinuado o procedimento de credenciamento executado pela B3 na habilitação dos profissionais da área de operações e dos Agentes Autônomos de Investimento.

Assim, estes profissionais estarão aptos a exercer suas funções após a conclusão dos procedimentos indicados a seguir:

  • Certificação – processo executado pelo profissional para atestar seu conhecimento relacionado aos mercados administrados pela B3. Visa estabelecer contínua atualização de conhecimento, a fim de manter o padrão de qualidade na indústria de intermediação. Esse processo é obrigatório para profissionais que atuam junto à B3 em uma das áreas de conhecimento definidas no Manual de Certificação. A certificação também é um item obrigatório do Programa de Qualificação Operacional (PQO).
  • Cadastro do profissional – processo executado pelo participante, no Gerenciador de Habilitação de Profissionais (GHP), referente ao registro dos profissionais que atuam nas áreas passíveis de certificação pela B3.
  • Habilitação – processo executado pela B3 com o objetivo de possibilitar que os profissionais estejam aptos a iniciar o exercício de suas funções. O participante ao qual o profissional de operações está vinculado passará a ser o único responsável pela conferência dos requisitos e dos documentos necessários.

Contato

Informações adicionais sobre cadastro de profissionais de operações no GHP podem ser obtidas com a Diretoria de Depositária e Operações de Balcão, pelo telefone (11) 2565-5252, opção “profissionais”, ou pelo e-mail cadastro@b3.com.br, indicando no assunto “Cadastro de profissionais de operações, nome e código operacional da instituição”.

Informações adicionais sobre o uso das tags e das identificações dos profissionais poderão ser obtidas com a Superintendência de Suporte à Negociação, pelo e-mail suporteanegociacao@b3.com.br ou pelo telefone (11) 2565-5000, opção 2.

Nota da ANCORD

Salientamos a importância dos Participantes em garantir o atendimento e manutenção dos requisitos cadastrais necessários por parte dos profissionais a eles vinculados.

Saiba Mais

>> Acesse a íntegra do Ofício Circular 044/2018-PRE, o Anexo I (Requisitos e Documentos para Habilitação de Profissionais de Operações) e o Anexo II (Termo de Declaração)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CVM divulga Deliberações

Que tornam obrigatórias para as Cias Abertas regras estabelecidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou em 27/12/2018, as Deliberações 804, 805 e 806. Aprovados pelo Colegiado da Autarquia, os textos tratam sobre interpretações e pronunciamento técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) a respeito do tratamento de tributos sobre o […]

CVM publica portaria que disciplina seu processo de normatização

A CVM publicou no dia 19/3/2019, a Portaria CVM/PTE 48/2019, que disciplina o processo de normatização da Autarquia, ou seja, a sequência de fases de elaboração de um normativo, desde o seu início até a edição da norma ou seu arquivamento. A nova publicação substitui a Portaria/CVM/PTE 170/2014 e traz como principal mudança a incorporação da Análise […]

Receita publica novos esclarecimentos sobre regularização de ativos no exterior

A Receita Federal divulgou mais cinco esclarecimentos relativos ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária de recursos, bens ou direitos de origem lícita, não declarados ou declarados incorretamente, remetidos, mantidos no exterior ou repatriados por residentes ou domiciliados no País (RERCT). Visando dar mais clareza ao tema, o órgão atualizou a seção “Perguntas & […]