SOBRE O CURSO
O Curso tem como objetivo Capacitar e Certificar Integrantes da Ouvidoria de Instituições Financeiras que desempenhem atividades de relacionamento com clientes, investidores e usuários atendendo integralmente a Resolução BCB 4860/20, Resolução BCB 28/20, Resolução CVM 43/21 e as Atualizações do CDC em Assuntos Financeiros.
Programação
25/10 – das 9h00 às 17h00 – Aula Online e ao vivo.
26/10 – Prova Objetiva
Horários das Provas:
Manhã – 10h00, 11h00,12h00
Tarde – 14h00, 15h00, 16h00, 17h00, 18h00.
ATENÇÃO: A Prova Objetiva Online tem duração aproximada de 1 (uma) hora.
O aluno poderá escolher um dos horários disponíveis. E agendar diretamente com o Professor no dia da aula online (25 de outubro).
Metodologia
Utilizando a Plataforma “Microsoft Teams” no formato “Online” /Ao Vivo, o Curso abordará um conteúdo completo sobre Ouvidoria em Finanças e Investimentos, com dinâmicas para o aperfeiçoamento das Demandas e Soluções das Reclamações de Investidores, Clientes e Usuários. Sendo que ao término do Evento, o Professor Mota, realizará Tutorias para a Elaboração dos Relatórios Obrigatórios.
OBJETIVOS
Capacitar os Profissionais de Ouvidoria para as melhores práticas Regulatórias Integradas ao CDC, BCB, CVM.
REGULAMENTO
Será considerado aprovado e certificado o profissional que:
1) Participar integralmente do Curso (carga horária de oito horas).
2) Realizar a Prova de Certificação “Online” – Duração: até 1 (uma hora).
3) Pontuação por questão, sem rasura ou emendas: 0,5 (meio ponto).
4) A Prova Objetiva – conterá 20 (vinte) questões de múltipla escolha.
5) A aprovação terá pontuação igual ou superior a 70% (setenta por cento).
6) Aos Aprovados, os certificados serão enviados no formato Digital.
7) A lista dos Aprovados será disponibilizada no site da ANCORD.
8) Os profissionais que não obtiverem a nota mínima pré-estabelecida, poderão remarcar nova Prova Objetiva sem custos adicionais, quando da realização da próxima turma.
9) O material de apoio para a Capacitação e Certificação, será disponibilizado por e-mail, pelo Professor Wilson Mota, dois dias úteis antes da realização do curso.
10) Estarão isentos da prova objetiva, os participantes que comprovarem através do certificado, que já possuem a Certificação como Ouvidor seja pela ANCORD ou em outra Entidade, e que esteja dentro do prazo de 48 meses.
11) É proibido fotografar, gravar, ou fazer captura de tela durante todo o curso.
12) A câmera e o microfone, devem estar obrigatoriamente ligados durante a aula, por isso certifique-se antecipadamente da sua conexão com a internet. A ausência de uma destas ferramentas, impedirá o aluno de participar no curso, a inscrição deverá ser transferida para a próxima turma.
INSTRUTOR
WILSON MOTA. Instrutor de Ouvidoria na ANCORD desde 2007, Gestor de Conteúdo Educacional para Entidades de Classe do Mercado Financeiro e de Capitais. Membro de Assoc. e Câmaras de Mediação, Conciliação e Arbitragem no Brasil. Especialista em Micro Finanças, Serviços Financeiros e “Ombudsman Services”. Consultor em Controles Sistêmicos Internos e Processos para Atendimento Normativo BCB/CVM RFB. Sócio da Adefisco – Academia de Desenvolvimento Financeiro Corporativo.
IMPORTANTE
A prova “online” ocorrerá com monitoramento remoto, pelo qual o aluno é acompanhado ao vivo pelo monitor;
O Professor Wilson Mota enviará o link por e-mail para a prova objetiva 15 (quinze) minutos antes do início;
Como em uma prova presencial, o aluno deve certificar-se de estar em um local calmo e silencioso, em um ambiente bem iluminado e arejado, com iluminação adequada no seu rosto;
O aluno deverá ter instalado, na máquina em que realizará a prova online, microfone e câmera habilitados para monitoramento durante todo o período de curso e prova. A câmera e o microfone devem estar descobertos;
É proibido também o uso de fones de ouvido e headphones durante a prova objetiva;
Iniciada a prova objetiva, o aluno não poderá, de forma alguma, se ausentar da captação de imagem;
É proibida a utilização de qualquer aparelho eletrônico ao longo da prova;
É proibido fotografar, gravar, ou fazer captura de tela de qualquer questão e etapa da prova objetiva sob pena de desqualificação do aluno;
Haverá uma tolerância de 10 (dez) minutos de atraso para o início da prova objetiva.
Validade da certificação: 48 meses.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – OUVIDORIA RESOLUTIVA
A – Integração atualizada das Resoluções BCB 4860/20 e RCVM 43/21.
B – Práticas de Ética e Conduta nas Relações com Investidores, Clientes e Usuários.
C – CDC+ SAC+SFN: A Nova lei do SAC e os impactos nas Ouvidorias.
MÓDULO II – OUVIDORIA DIGITAL
D – Transição da Ouvidoria Analógica Para a Digital – Práticas Recomendáveis.
E – “Gaps” em Processos Recorrentes na Transição “DDG 0800”
F – Canais Primários e Terceirizados: “Due Diligence” SLA, SLM, SACs CRMs.
G – Plataformas de Reclamações Públicas/Privadas (Cons.gov, “Reclame Aqui”)
MÓDULO III – OUVIDORIA ANALÍTICA (ANALYTICS)
H – Métricas e Indicadores – Análises de Volumetria, KPIs, NPS, OKRs
I – Avaliação Direta da Qualidade do Atendimento – Regulação e Práticas.
J – Critérios em Reclamações e Objeções com Investidores/Clientes/Usuários.
K – Analytics para Ouvidorias e Relacionamento – Quais Dados Evidenciar?
L – Dinâmica Participativa sobre: RDR/ BCB, SOI/CVM, BSM/B3
MÓDULO IV – OUVIDORIA ESTRATÉGICA (FINTECHS/IPs/OPEN FINANCE)
M – Mediação e Redução do Custo “Conflito”: Investidor/Consumidor/Usuário.
N – O – Ouvidoria e a LGPD: nos Ecossistemas Open Banking/Finance/Investment.
P – Riscos Reputacionais e Gestão de Crises (Imagem, Mídias, E-Govs).
Q – Res. BCB nº 28/20 – Ouvidorias em Inst. de Pagamento, Fintechs, Consórcios.
R- Multi Canalidade e Gestão CX/CS – “Customer Experience + Success”.
S – Relatórios e Auditorias nas Ouvidorias para Segmentos (S1 a S5) Supervisão BCB.