Instituições financeiras deverão elaborar plano de recuperação para cenários de estresse

O Conselho Monetário Nacional (CMM) divulgou, no dia 30 de junho, uma nova norma que estabelece requisitos mínimos na elaboração e execução dos planos de recuperação por instituições financeiras importantes. O objetivo da norma é fazer com que as instituições financeiras se preparem melhor para cenários de estresse.

A resolução faz parte das ações do Banco Central para se adequar aos padrões de supervisão e monitoramento estabelecidos pelo Comitê de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês).

Até o final de 2017, as instituições deverão elaborar planos de recuperação que detalhem suas atividades principais, isto é, as funções que, se descontinuadas, poderiam ameaçar a estabilidade financeira e a economia real ou a viabilidade da própria instituição. O plano também deve contar com a descrição das estratégias possíveis para os processos de recuperação e os mecanismos de governança associados a sua execução.

O objetivo da aprovação da regulamentação é que o processo de preparação para situações de estresse se transforme em uma ferramenta importante no planejamento e gerenciamento das instituições financeiras.

Saiba Mais

>> Leia a notícia na íntegra no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 lança sua nova calculadora de renda fixa

A B3 anunciou o lançamento da CALC, sua nova calculadora de renda fixa. A ferramenta realiza cálculos de preços unitários e taxas em operações de títulos públicos e debêntures e pode ser integrada aos sistemas internos dos usuários, facilitando a liquidação deste tipo de operação de forma eficaz no mercado de balcão. O participante que […]

Indicadores apontam cautela para o apetite pelo risco

A última edição do Boletim de Risco, publicação mensal produzida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), revelou que os índices acionários no país acumularam retornos negativos, incorrendo em aumento na sua volatilidade. Os dados se referem ao mês de novembro e trazem os indicadores de risco dos mercados de capitais de economias avançadas e emergentes, […]