CVM reformula página de alertas no site e facilita acesso a irregularidades

Golpes financeiros. Fraudes. Como evitar problemas. A nova página de Alertas no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) reúne todas as informações para o cidadão se precaver antes de investir.

Nessa página, podem ser encontradas:

  • Dicas que promovem mais segurança para tomada de decisão de investimento.
  • Informações sobre os principais golpes financeiros, como pirâmides financeiras, esquemas ‘Ponzi’, dentre outros.
  • Relação, desde 2005, de todas as atuações irregulares no mercado que foram suspensas pela CVM por meio de Deliberações e Atos Declaratórios (serviços de administração de carteira de valores mobiliários, colocação irregular de contratos de investimento coletivo, aplicações em fundos de investimento ou mercado Forex, dentre outras).
  • Alertas sobre companhias: lista de empresas inadimplentes, bem como suspensões e cancelamentos de registro efetuados pela CVM.

“A primeira linha de defesa do investidor é a informação. Respondendo ao crescimento da quantidade de atuações irregulares detectadas pela CVM, foi reformulada a página de Alertas no site da Autarquia, centralizando todos os dados úteis para identificar ofertas e atividades potencialmente irregulares, facilitando o acesso à informação” – José Alexandre Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação ao Investidor (SOI/CVM).

O Superintendente da SOI ressalta que para além das informações educacionais disponíveis no site da CVM e no portal do investidor, a CVM está à disposição do cidadão para prestar orientações, esclarecer dúvidas, analisar reclamações e investigar denúncias. “Se o investidor suspeita da regularidade de uma oferta, deve consultar a CVM. Ele não apenas se protege de um possível golpe financeiro, mas também colabora com a fiscalização do mercado e a repressão a esquemas irregulares que atentam contra a poupança de todos os investidores”, concluiu Vasco.

Mais informações

Acesse a nova página e fique por dentro dos alertas da CVM.

Lembre-se: o Boletim sobre Investimentos Irregulares também é publicação da Autarquia, em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), com o objetivo de informar e alertar ao público sobre esquemas irregulares no mercado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANCORD E CNF ELABORAM NOTA TÉCNICA SOBRE AUMENTO DA ALÍQUOTA DE CSLL

nota-tecnica-ancordA ANCORD já se posicionou, por  várias oportunidades, ser favorável à Reforma da Previdências. Para tanto, vem acompanhando todo o processo de aprovação da mesma.  Nesse sentido, tomou conhecimento do parecer que o Deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da PEC 06/2019, apresentou em 13/06/19 na Comissão Especial que aprecia a matéria. Tendo em vista a proposta de […]

PARECER JURÍDICO MOSTRA DISTORÇÃO NO AUMENTO DA ALÍQUOTA DE CSLL

A ANCORD- Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias vem acompanhando e apoiando a Reforma Previdenciária.   Inconformada com a proposta da majoração de alíquota da CSLL de 15% para 20%, para as instituições financeiras, que inclui as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários e as Corretoras de […]