Capacitação, Atualização e Certificação em Ouvidoria – Adequação ao Canal de Denúncias (Resolução CMN BCB Nº 4.567, 27 de Abril de 2017)

Período do Curso

Conteúdo Programático

 1. Função e Evolução das Ouvidorias:

2. Relações com Clientes, Usuários e Organizações:

3. Implementação e Gestão das Ouvidorias na Resolução BCB nº 4.433/15:

Metodologia 

Explanação, entendimento e debates dos itens exigidos pelo Banco Central do Brasil, na Resolução BCB nº 4.433 de 23 de julho de 2015,  com aplicação de dinâmicas (resolução em grupo de casos práticos). Utilizaremos conteúdo direcionado para Instituições Financeiras, as quais efetuaram atualização de Ouvidor ou Diretor Responsável pela Ouvidoria, indicados e inseridos no UNICAD.

Regulamento  

Será considerado aprovado e certificado o participante que:

Objetivos do Curso

Capacitar e certificar os novos integrantes do Componente Organizacional da Ouvidoria, atendendo às exigências do Banco Central do Brasil, na Resolução BCB nº 4.433 de 23 de julho de 2015 e Instrução CVM nº 529 de 1º de novembro de 2012.

Participantes

Diretores, ouvidores e demais integrantes do departamento de Ouvidoria.

Instrutor

WILSON MOTA - Professor Lato Sensu de “Legal Compliance” em Instituição de Ensino Superior da Autarquia Fazendária Federal. Gestor de Conteúdo Educacional para Entidades de Classe do Mercado Financeiro e de Capitais. Membro de Associações e Câmaras de Mediação, Conciliação e Arbitragem no Brasil. Conferencista em Quebec (Canadá) e Madrid (Espanha) sobre Tributação Internacional e na O.I.T. sobre Organização de Micro Finanças e Serviços Financeiros. Implementador de Soluções “Ombudsman Services” para o Mercado Financeiro e de Capitais e Consultor em Controles Sistêmicos Internos e Processos para Atendimento Normativo ao Banco Central e Receita Federal. Instrutor da Adefisco - Academia de Desenvolvimento Financeiro Corporativo e, desde 2007, é palestrante na ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.

Investimento

Corretoras Associadas e Universitários R$ 720,00.

Outras Instituições R$ 900,00.

Apoio de Divulgação

Portal Acionista e Revista Capital Aberto