ANCORD informa suspensão temporária de todas as atividades relacionadas à Autorregulação de AAI

O MM. Juízo da 24ª Vara Federal de São Paulo deferiu pedido de antecipação de tutela formulado pelo Ministério Público Federal, em Ação Civil Pública proposta contra a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a ANCORD, em que se questiona a legalidade da atuação das entidades credenciadoras dos Agentes Autônomos de Investimento (“AAIs”), com base na Instrução CVM Nº 497/2011.

Nos termos da referida liminar, foi determinado à CVM que adote providências no sentido de proibir e vedar a fiscalização e a aplicação de penalidades aos AAIs, bem como a cobrança de qualquer taxa ou mensalidade por parte da ANCORD. A decisão judicial em questão também determinou à ANCORD que se abstenha de exigir o credenciamento prévio dos AAIs e se abstenha de exigir qualquer taxa ou mensalidade desses profissionais.

Em cumprimento à referida decisão judicial, comunicamos que todas as atividades relacionadas aos Exames de Certificação, ao Credenciamento e à Fiscalização de AAI, bem como a cobrança de qualquer taxa, valor ou mensalidade, inclusive da Contribuição de Administração e Gestão à ANCORD estão suspensas, enquanto vigorar a liminar concedida pelo MM. Juízo da 24ª Vara Federal.

A ANCORD informa aos seus associados, aos AAIs e ao público em geral que apresentará o competente recurso ao Tribunal Regional Federal, com o propósito de revogar a decisão judicial aqui referida, de forma a restabelecer sua atuação como entidade credenciadora dos AAIs, na forma da Instrução CVM nº 497/2011.

Atenciosamente,

Guilherme Marconi Neto
Diretor Superintendente
ANCORD

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANCORD informa seu calendário durante o Carnaval

Em virtude dos feriados de Carnaval, a ANCORD informa que entre os dias 02/03/2019 e 06/03/2019 não haverá expediente. A Associação retomará normalmente suas atividades a partir de 07/03/2019, próxima quinta-feira. Aproveitamos para desejar a todos um excelente Carnaval.

ANCORD, Sindcor e Sindival homenageam Luiz Leonardo Cantidiano, ex-presidente da CVM

A ANCORD, o Sindcor e o Sindival lamentam profundamente o falecimento de Luiz Leonardo Cantidiano, um dos mais brilhantes especialistas em Direito Societário e Mercado de Capitais que o Brasil já teve. Seu conhecimento técnico, seu empenho e protagonismo foram responsáveis pela modernização e pelo desenvolvimento do mercado de capitais. Como presidente da CVM, entre […]

B3 se torna parceira do Programa Compromisso com o Clima

Com o objetivo de mobilizar o mercado de capitais em ações de sustentabilidade e responsabilidade climática, a B3 aderiu ao Programa Compromisso com o Clima, colaborando agora com Itaú Unibanco, Natura e Instituto Ekos Brasil por atuações corporativas mais responsáveis. Clique aqui, para maiores informações.