ANCORD: há 45 anos investindo para fortalecer o mercado

Data: 08/12/2017

Chegamos a um momento muito importante da ANCORD: neste ano, a associação comemora os 45 anos de sua fundação. Para celebrar a data, a ANCORD realizou um evento no dia 5 de dezembro para homenagear aquele que idealizou a criação da entidade, Raymundo Magliano, e na ocasião inaugurou o novo auditório que traz seu nome. Além disto, durante o evento, foi lançado o livro “Momentos da História da ANCORD”, que conta a trajetória da associação desde seu início.

Tudo começa em agosto de 1972, quando o Conselho da BOVESPA aprovou a proposta do então presidente Raymundo Magliano para criar uma entidade de classe que defendesse e representasse as Sociedades Corretoras. Naquele momento, era necessária a independência das sociedades corretoras em relação ao governo, às demais instituições financeiras e à própria Bolsa. Desta forma, reunindo as corretoras da Bolsa de Valores de São Paulo e de Santos, foi fundada a ASCESP (Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio do Estado de São Paulo).

Em 1989, com a necessidade de representação das corretoras de mercadorias e com a incorporação do CITEC (Centro de Instrução Técnica da BOVESPA), a entidade passa a se chamar ANCOR (Associação Nacional das Corretoras).

Já em 2011, com a incorporação da ADEVAL (Associação das Empresas Distribuidoras de Valores), sua nomenclatura se torna ANCORD, Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.

A ANCORD homenageia todos aqueles que, ao longo destes 45 anos, contribuíram para promover e desenvolver as atividades de seus associados e representá-los junto ao poder público, órgãos reguladores e autorreguladores, Bolsa e outras associações e que elevaram a entidade ao papel de protagonista na evolução dos mercados financeiro e de capitais no Brasil.

A história da ANCORD continuará sendo escrita em meio a um cenário cada vez mais dinâmico e desafiador. Para tanto, seguirá investindo para valorizar a indústria da intermediação e fortalecer um mercado com papel decisivo para capitalizar as empresas e engajar milhões de acionistas nos lucros das companhias.

A agenda da associação é extensa: todos os projetos e iniciativas em andamento visam preparar a ANCORD para o futuro. Muitas novidades serão anunciadas em 2018 como Ensino à Distância, um novo portal, melhorias no processo de certificação, entre outros.

A ANCORD conta com a colaboração e participação de todos, porque a união será fundamental para o setor ter mais força para os pleitos em comum e para fazer os aprimoramentos que o mercado tanto precisa.


Categoria